Um incêndio matou uma criança de sete anos, na manhã desta quarta-feira (8), na residência de nº 3 do Conjunto Freitas Neto, no Complexo Benedito Bentes, parte alta da capital. O incidente mobilizou 16 militares do Corpo de Bombeiros Militar, além de várias equipes do Samu.
As primeiras informações dão conta que o incêndio teria se iniciado quando a família, composta de quatro pessoas, dormia no local que foi parcialmente destruído pelas chamas.
Testemunhas contaram que a vítima fatal, identificada como Clara Jamylli dos Santos Silva, 7 anos, dormia em um cômodo, enquanto os demais estavam em outro.
O pai da criança teria sofrido queimaduras pelo corpo ao tentar salvar a filha. Já a mãe da menina, Janaina Maria dos Santos, 24, não sofreu ferimentos, mas estava transtornada e não teve condições de falar com a imprensa.
A versão inicial apontava que o fogo teria se iniciado após um curto circuito em um dos telefones celulares das vítimas. Contudo, após os primeiros levantamentos, a Perícia Oficial de Alagoas (Poal) constatou que a causa provável seria um curto circuito em um ventilador, que era ligado a uma extensão elétrica com o plug inserido em uma tomada da cozinha da casa.
“O ventilador era ligado a uma fiação improvisada que não segue os padrões de segurança. A provável causa é um curto circuito neste aparelho”, disse um perito, que preferiu ter a identidade preservada.
Um forte aparato de resgate foi encaminhado ao local. Bombeiros, Samu e IML foram acionados. Os nomes das vítimas, nem os quadros clínicos foram divulgados. O incêndio mobilizou ainda familiares e amigos das vítimas, que acompanham o resgate.