As inscrições para o edital destinado aos grupos de cultura afro-brasileiros permanecem abertas até a próxima sexta-feira (17). Lançada em junho pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), a chamada pública abrange as tradicionais celebrações Saurê Palmares, Festas das Águas e Xangô Rezado Alto, além de incluir o Ginga Capoeira, iniciativa que acontecerá pela primeira vez.
No momento da inscrição, os grupos devem apresentar CNPJ, documentação do representante legal, comprovante de residência, contrato de exclusividade reconhecido em cartório, todas as certidões, além de release e clipping de atividades já realizadas, proposta temática e cópia do contrato de exclusividade.
Os interessados devem apresentar as propostas na sede da Fmac, localizada na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá. O atendimento ao público é realizado das 8h às 14h.
Eventos contemplados
O Saurê Palmares é um evento realizado desde 2013 pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, para celebrar o Mês da Consciência Negra, em novembro, com apresentações, oficinas culturais e feiras.
No mês seguinte, acontece a Festa das Águas, que celebra o Dia de Iemanjá (oito de dezembro) reunindo grupos culturais e comunidades tradicionais na orla das praias da capital alagoana.
O Xangô Rezado Alto é celebração cultural em memória e repúdio à Quebra de Xangô, ato de perseguição às comunidades tradicionais de terreiros de Maceió, que ocorreu em 1912.
Já o Ginga Capoeira é uma iniciativa que acontecerá pela primeira e irá complementar o calendário dos eventos de cultura afro-brasileira deste ano. O projeto tem a finalidade de promover rodas de capoeira em espaços públicos e a formação de núcleos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Confira aqui o edital e seus anexos.