A Defensoria Pública itinerante volta ao interior do estado na próxima semana. A partir da segunda-feira, 10, o ônibus do Expresso da Cidadania passará pelos municípios de Belém, Taquarana e Coité do Noia ofertando orientação jurídica e informações sobre direitos aos cidadãos, que também poderão consultar o andamento de processos cíveis e criminais que tramitam na justiça, além de ingressar com ações cíveis.
Na oportunidade, os moradores poderão ingressar com ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, retificação de registro, suprimento de óbito, alvarás de até quatro salários mínimos, usucapião, inventários, ações de saúde, dentre outras.
O primeiro município a receber o Expresso da Cidadania será Belém, na segunda-feira, 10, quando o ônibus ficará na Praça Central, em frente ao CRAS do município. De lá, a equipe do Defensoria Pública parte para o município de Taquarana, onde os atendimentos serão realizados dias 11 e 12, em frente à Igreja, próximo ao Fórum.
O último município a receber a ação será Coité do Noia. Lá, os atendimentos acontecerão na quinta e sexta-feira, 12 e 13 respectivamente. A equipe do Expresso atenderá na Praça Antônio Pedro de Albuquerque, conhecida como Praça Matriz, em frente à Prefeitura e ao Banco do Brasil. Durante todos os dias, os atendimentos ocorrerão das 8h às 14h.
Os interessados em ingressar com ações durante a atividade devem comparecer com a cópia dos documentos pessoais (Identidade, CPF) e comprovante de endereço, Certidão de Nascimento/ Casamento, para casos de pensão ou divórcio.
Para mais informações sobre os documentos necessários de cada ação, pode ser consultado através do Disque Defensoria 129, a ligação é gratuita e está disponível para telefones fixos e celulares, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
A lista de documentos necessários também pode ser consultada no site www.defensoria.al.def.br, campo Documentos Necessários.
O Expresso da Cidadania é um programa da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, com o apoio da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), e tem como objetivo aproximar a população da instituição, levando cidadania e justiça aos municípios que não possuem defensores públicos de forma permanente.