Foi concluído o inquérito que apurava a responsabilidade no acidente que deixou sete pessoas mortas e 45 feridas, em março de 2017, envolvendo uma retroescavadeira e um ônibus de estudantes na AL-110, em São Sebastião, no Agreste alagoano. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) concluiu que o motorista responsável pela operação da máquina deve responder pela prática de homicídio culposo.
Lembre o Caso: Tragédia na AL 110: ônibus escolares colidem e deixam vários mortos
A promotora de Justiça, Viviane Karla, da Promotoria de Justiça de São Sebastião, deflagrou ação penal em desfavor do funcionário da empresa Tecmaster, após a conclusão do Procedimento Investigativo Criminal (PIC) e devolução do inquérito à Polícia Civil, pedindo maiores esclarecimentos.
“Há os indícios de que existia uma máquina retroescavadeira no momento do acidente e que era de responsabilidade da empresa Tecmaster. Além de na hora da tragédia estar sem a sinalização adequada, motivando o acidente. Pois forçou o motorista do ônibus com estudantes de Teotônio Vilela foi obrigado a desviar para a contramão vindo a colidir com o ônibus de Junqueiro”, reforça a promotora.
Leia Também: Investigação sobre causa do acidente com ônibus escolares já foi iniciada
Ela afirmou ainda que houve colheita de vários elementos probatórios, especialmente reinquirição de testemunhas já ouvidas na delegacia, oitivas de testemunhas não ouvidas pela autoridade policial e constatação de indícios de execução de serviços por parte da empresa Tecmaster no momento do acidente. E ressaltou que cabe ao Ministério Público apenas apurar a responsabilidade criminal pelo ocorrido.
“Foi remetida cópia do PIC e do Inquérito Policial às Promotorias de Justiça de Teotônio Vilela e Junqueiro, para que as providências cabíveis no que tange à responsabilidade cível”, declara Viviane Karla.
O acidente
Na noite de 30 de março de 2017, dois ônibus com estudantes universitários residentes nas cidades de Junqueiro e Teotônio Vilela colidiram, frontalmente, num perímetro pertencente ao município de São Sebastião.
A tragédia vitimou fatalmente sete pessoas e deixou mais 45 feridas. Os estudantes retornavam de Maceió, onde estudavam e para onde viajavam todos os dias às faculdades.
As vítimas fatais foram os dois motoristas dos ônibus e cinco estudantes.
O acidente interditou um trecho da rodovia, atraiu dezenas de curiosos, mobilizou pelo menos dez ambulâncias de cidades vizinhas, além do Corpo de Bombeiros