Outubro Rosa: MPF promove audiência pública para debater tratamento de câncer em Alagoas

Sandro Lima/TribunaHoje/Cortesia

Ministério Público Federal de Alagoas

Por ocasião do Outubro Rosa, o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) promoverá, no próximo dia 31 de outubro, no auditório da Procuradoria da República em Alagoas, mais uma audiência pública para tratar das questões relacionadas ao tratamento oncológico no estado de Alagoas.

Pretende-se debater o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes oncológicos no estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Instituições públicas, órgãos de fiscalização e sociedade civil foram convidadas para discutir o tema “Quem tem câncer tem pressa”, na sede do MPF, no Barro Duro, a partir das 9h.

A convocação para a audiência pública foi feita pela procuradora da República Roberta Barbosa Bomfim, e faz parte do Inquérito Civil nº 1.11.000.001383/2018-31, que tramita na Procuradoria da República em Alagoas (PR/AL), a fim de verificar os avanços e dificuldades para garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de prevenção e tratamento de pacientes portadores de câncer no âmbito do Estado de Alagoas.

A audiência pública tem por objetivo, ainda, ouvir a população e apresentar as medidas já adotadas pelo MPF, juntamente com o MP estadual, a fim de garantir a universalidade do tratamento pelo Sistema Único de Saúde, com qualidade.

Convidados – Além do público em geral, estão convidados especialmente para participar dos debates: as Secretarias de Saúde do Estado de Alagoas e do Município de Maceió; o Ministério Público do Estado de Alagoas; os representantes dos CACON ́s – Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes e Santa Casa de Misericórdia; representantes da UNACON – Hospital do Açúcar; a Defensoria Pública da União; o Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS; a Rede Feminina de Combate ao Câncer; e outras entidades da sociedade civil atuantes no tema.

Campanha Doe Carinho – “Doe Carinho” é uma campanha inovadora, de iniciativa da procuradora da República Roberta Barbosa Bomfim, por meio dela, os servidores, membros, estagiários e terceirizados do MPF em Alagoas foram convidados a deixar mensagens de carinho, apoio, força e consideração aos pacientes oncológicos internados ou em tratamento no estado.

Fonte: MPF/AL

Veja Mais

Deixe um comentário