A dança tribal vai invadir o Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas e o Complexo Cultural Teatro Deodoro nos próximos 26 e 27 de outubro. Durante os dois dias acontecerá o 3º Encontro de Dança Tribal da Escola Técnica de Artes da Ufal, com a temática “Poéticas Feministas na Dança Tribal”. O evento vai reunir convidados nacionais para compartilhamento de saberes e práticas em ações como oficinas, palestras e mostra artística de processo corográficos – “hafla”.
Quem quiser participar, pode se inscrever pelo Sigaa, até 25 de outubro. De acordo com a professora Ana Clara Oliveira, coordenadora do encontro, esse evento é uma atividade do projeto de extensão Poética da Dança Tribal e tem como objetivo promover a dança tribal relacionando diversos conhecimentos acadêmicos em diálogo com a comunidade.
Para Ana Clara, esse encontro surge da necessidade de aprimorar o fazer contemporâneo da dança tribal. “Também vamos compartilhar discursos acerca do corpo que dança e as possibilidades de hibridismo e focalizar a dança tribal como área acadêmica e artística produtora de conhecimentos no universo da dança. Também é importante por ofertar a capacitação aos estudantes e refinamento aos artistas nacionais, a partir de vivências teóricas/práticas, bem como, por promover um espetáculo aberto à comunidade fortalecendo a acessibilidade a dança e a formação de plateia”, ressaltou.
Programação
Sexta-feira, 26 de outubro
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura do evento com a participação da Pró-reitoria de Extensão, da Direção da Escola Técnica de Artes
9h30 – Mesa-redonda “Poéticas Feministas na Dança Tribal”
12h – Intervalo para almoço
14h30 – Oficina “Danças Circulares” com a professora Noemi Loureiro (Ufal)
17h – Prática de Yoga com a professora Ana Clara Oliveira (Ufal)
18h – Encerramento
Sábado, 27 de outubro
8h – Oficina “Sensibilizações do corpo e experimentações: possibilidades de existências para a Dança Tribal Fusion” com a professora Carla Roanita (BA)
10h20 – Oficina “Danças de Matrizes Africanas” para a construção do Tribal Brasil com convidada
12h20 – Intervalo para almoço
14h30 – Oficina “Dança do Ventre: o dançar como práticas de insurgências do feminino” com as professoras Márcia Mignac (UFBA) e Camila Saraiva (BA)
19h30 – Hafla (mostra/espetáculo) do 3º Encontro de Dança Tribal da ETA
SERVIÇO
O quê: 3º Encontro de Dança Tribal da Escola Técnica de Artes da Ufal
Quando: 26 e 27 de outubro
Horário: das 8h às 18h (dia 26) e das 8h às 19h30 (dia 27)
Onde: Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, e, no dia 27, no Complexo Cultural Teatro Deodoro [mostra/espetáculo do 3º Encontro de Dança Tribal da ETA]