O Instituto Doutor Hemerson Casado Gama se reuniu, nesta quarta-feira (24), com integrantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL). O objetivo foi viabilizar a continuidade das campanhas “Um Prato para ELA” e “Uma Diária para ELA”, o instituto soma esforços e angaria recursos para continuar funcionando e não fechar as portas.
O encontro foi intermediado pelo presidente da entidade, o cirurgião cardíaco e portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Hemerson Casado. A Abrasel esteve representada pelo presidente Thiago Falcão, pela gerente executiva Mônica Bomfim e pela diretora executiva da associação, Vega Vergetti. Já a ABIH-AL marcou presença com a participação de Tereza Bandeira, que integra a diretoria executiva.
Na oportunidade, Hemerson Casado destacou a importância de ampliar as ações destas entidades junto ao instituto por meio de campanhas que possam sensibilizar a população alagoana, em especial empresários, turistas e clientes de hotéis e restaurantes, a doarem em prol dos portadores de doenças raras.
“As doações que recebemos não financiam as pesquisas, mas mantêm o instituto forte para trabalhar e trazer recursos para esses projetos”, afirmou Hemerson Casado. Atualmente, o Instituto Dr. Hemerson Casado tem sobrevivido através de doações e não conta com apoio governamental para funcionar.
UM PRATO PARA ELA
Thiago Falcão demonstrou a disponibilidade da Abrasel para atender às solicitações e convidou o instituto para ser um expositor no Festival Bar em Bar, a ser realizado em novembro, no estacionamento do Maceió Shopping. O evento já está na sua oitava edição e atrai amantes da culinária com foco na gastronomia alagoana.
Além disso, o empresário afirmou que vai somar esforços para tornar a campanha “Um Prato para ELA” permanente nos cardápios dos restaurantes e que pretende divulgar as atividades e ações do instituto em eventos nacionais de gastronomia.
Na última edição do Festival Brasil Sabor, um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, a Abrasel abraçou a causa social da ELA e, a cada prato vendido, doou R$1,00 (um real) para o instituto Doutor Hemerson Casado.
“O primeiro passo é divulgar a causa com os associados da Abrasel em nível nordeste, como Pernambuco e Rio Grande do Norte. Esperamos que os empresários abracem o projeto e contribuam com essa causa tão nobre”, afirmou.
UMA DIÁRIA PARA ELA
Tereza Bandeira, da ABIH-AL, prometeu discutir a continuidade da campanha “Uma Diária para ELA” junto aos associados e afirmou que pretende sensibilizar os empresários com grandes ações para o ano que vem. “Doutor Hemerson é um guerreiro. Precisamos nos unir para fortalecer a nossa contribuição para esta causa, que, com certeza, já está produzindo frutos maravilhosos”, disse.
Este ano a ABIH-AL motivou membros do setor hoteleiro a contribuírem com o trabalho desenvolvido em prol dos portadores de doenças raras. A campanha estimulou os hotéis a doarem de uma a três diárias para o instituto. Os turistas também deixaram a sua contribuição, doando R$10,00 na recepção dos hotéis onde estiveram hospedados.