A capital alagoana sediará o maior evento de bicicleta do Nordeste no próximo feriadão. A partir de sexta-feira (2), Maceió recebe ciclistas de vários estados brasileiros na 3ª edição do Fnebici (Fórum Nordestino da Bicicleta). Organizado voluntariamente e com financiamento coletivo entre os ciclistas, o fórum é gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa interessada no tema.
A partir do tema central “Cidade colaborativa”, a programação inclui palestras, rodas de discussão, oficinas, intervenções urbanas e outras atividades sobre a bicicleta enquanto meio de locomoção urbana. Outros temas também serão abordados, como diversidades, urbanismo tático, cicloturismo, incidência pública na política, arquitetura de base social além de ações esportivas como a corrida urbana alleycat.
“É uma oportunidade inédita que Maceió tem de se voltar para o debate sobre mobilidade urbana sustentável. Nas duas primeiras edições, o fórum conseguiu promover uma integração muito produtiva dos ciclistas da região, que agora vai se repetir na nossa cidade. Esperamos que os debates e a visibilidade do evento estimulem a prefeitura e outros órgãos públicos a discutir o tema com seriedade”, avalia a ciclista Juliana Agra, membro do Ciclomobi (Coletivo de Ciclistas Urbanos de Maceió).
O evento será realizado de 2 a 4 de novembro, com a maior parte da programação no Sindicato dos Bancários, centro de Maceió. Mas no domingo (4), as atividades serão realizadas na Praça da Faculdade e na orla lagunar, dentro da programação do projeto “Mundaú Lagoa Aberta”.
O Fnebici é uma iniciativa das associações cicloativistas da região Nordeste: Ameciclo, de Recife/PE; Ciclovida, Ciclanas e Projeto Ciclo, de Fortaleza e Juazeiro do Norte/CE; Mobicidade e LaFrida, de Salvador/BA; Ciclourbano e FixAju, de Aracaju/SE; Ciclismo Feminista, de Natal/RN; Reocupa e Pedal das Minas, de São Luís/MA; Cidade Bike e Novos Urbanos, de João Pessoa e Campina Grande/PB; e o Ciclomobi, que recepciona o evento em 2018 em Maceió. Além disso, conta com o apoio da UCB (União de Ciclistas do Brasil) e do projeto Bike Anjo de diversas cidades nordestinas.
Sobre o Ciclomobi
O Ciclomobi promove a utilização da bicicleta e outros meios de locomoção não motorizados em Maceió, juntamente com o transporte coletivo, visando construir uma cidade mais humana, eficiente e menos poluente. O coletivo atua realizando campanhas educativas e gerando dados relevantes sobre o uso da bicicleta na capital e também cobrando do poder público ações em prol da mobilidade urbana. Também promove debates e apoia bicicletadas.
PROGRAMAÇÃO FNEBICI 2018 – MACEIÓ-AL
02/11 – SEXTA-FEIRA
[Manhã]
Atividade de integração e dinâmica de Acolhimento
LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários
[Tarde]
14h Abertura oficial
14h30 Debate Horizontal TEMA: Colaboração e Resistencia: Desafios para 2019
16h Debate Horizontal TEMA: Poder público e os desafios para a construção de cidades colaborativas
LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários
[Noite]
Bicicletada
03/11 – SÁBADO
[Manhã]
9h – 12h Bate papo – Cicloviagem: troca de experiências e tira dúvidas
LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários
9h – 12h Workshop de aplicação Ideciclo – Avaliação da Ciclovia da Orla
LOCAL: RUA / Saída na frente dos Sindicato do Bancários
[Tarde]
14h Debate Horizontal: TEMA: Segurança nas redes sociais e autocuidado em tempos opressores
16h Debate Horizontal: Papel das Mulheres e LGBTQI+’S na construção de cidades colaborativas e seguras
LOCAL: Auditório Sindicato dos Bancários
[Noite]
18h Pedal cultural pela cidade
18h Corrida Alleycat
04/11 – DOMINGO
[Manhã]
10h Assembleia do FNEBici
LOCAL: Praça da Faculdade
[Tarde]
14h às 19h – “Mundaú Lagoa Aberta”, com a intervenção na praça do Monumento ao Milênio e Escolinha Bike do Itaú.
Oficina de mecânica colaborativa
Oficina de stencil, adesivagem e lambes
LOCAL: Orla lagunar