Um antigo anseio da área cardiovascular da Santa Casa de Maceió tornou-se realidade esta semana, na visão do coordenador do Serviço de Cardiologia, o médico Mário Martiniano: a inauguração da Santa Casa Cardiovascular, onde funcionou o antigo Instituto de Doenças do Coração (IDC).
“É um investimento há muito aguardado e que só aumenta a nossa responsabilidade”, resumiu Martiniano, durante a inauguração.
Segundo o gerente André Carneiro (Marketing e Serviço de Atendimento, Diagnóstico e Tratamento), a unidade desempenhará a mesma função do IDC: realizar consultas e exames para convênios e particulares.
O grande diferencial é que no lugar dos antigos quatro consultórios, onde se revezavam, a duras penas, um pequeno grupo de cardiologistas, agora são dez consultórios, onde atuarão 38 especialistas com um volume de 200 consultas/dia e 4 mil/mês.
Após a benção das instalações pelo padre Cícero Lenisvaldo, o provedor Humberto Gomes de Melo lembrou que 25% dos leitos da Santa Casa são da Cardiologia daí a importância estratégica desta especialidade. “Os recursos de convênios e particulares da cardiologia ajudam a minimizar os custos com o SUS”, comentou.
O diretor médico Artur Gomes Neto aproveitou o evento para apresentar uma boa nova à comunidade médica: “Não apenas cardiologistas, mas também hemodinamicistas, cirurgiões cardíacos e cardiovasculares poderão utilizar o novo complexo, incluindo quem ainda não atua no hospital”. Neste caso, o profissional precisa apenas solicitar adesão à Direção Médica.
“A Santa Casa de Maceió possui uma equipe de especialistas reconhecida por sua competência. Faltava um espaço à altura, moderno e funcional, para atendimento aos pacientes”, frisou o superintendente Carlos André (Engenharia e Infraestrutura).