“Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”. Com foco nesse slogan – criado pelo Ministério da Saúde para marcar as ações da campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem este ano – a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já vem mobilizando as unidades do Município para intensificar, durante todo o mês, as ações de promoção e prevenção à saúde da população masculina, aproximando o público dos serviços ofertados pelo SUS.
Tendo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata como temática principal das atividades da campanha “Novembro Azul”, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) do Ministério da Saúde, no entanto, procura também intensificar neste período, na Atenção Básica, as atividades direcionadas à integralidade da saúde. Desenvolvidas com homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos, as ações visam a prevenção de outras doenças prevalentes na população masculina.
“É comum haver uma resistência dos homens para ir regularmente ao médico e realizar exames, gerados principalmente pela falta de informação e por preconceito. Por este motivo, o que as unidades de saúde trabalham durante todo o ano é reforçado nesse período, para tornar esse cuidado preventivo um hábito, não só em relação ao câncer de próstata e pênis, mas visando a qualidade de vida do homem como um todo”, afirmou o diretor de Atenção à Saúde da SMS, Francisco Lins.
Este ano, a Coordenação Nacional de Saúde do Homem definiu o seguinte tema para a campanha: “Novembro Azul: Homens como sujeitos do cuidado – partindo da revisão da Pnaish e ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde”. Dentro desse contexto, as atividades serão desenvolvidas com base nos cinco eixos prioritários e nas diretrizes desta política: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Violências e Acidentes, e Doenças Prevalentes.
Para uma atenção mais ampliada à saúde do público masculino, as unidades de saúde estarão realizando, durante todo o mês, ações com os usuários . Farão parte dessa programação a disponibilização de consultas com clínicos e urologistas e de exames preventivos e esclarecimentos sobre a diferença entre rastreio e detecção precoce do câncer de próstata, além de vacinas e testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
As atividades incluem ainda palestras educativas e de sensibilização sobre os mais diversos temas, a exemplo do pré-natal masculino, e a verificação de pressão arterial e glicemia – direcionado à busca ativa e detecção precoce de doenças crônicas e dos tipos de câncer destacados na campanha do Novembro Azul, além da distribuição de preservativos, entre outras atividades.
A campanha
O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil e teve origem em 2008. Seu objetivo é discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais da saúde. Desde 2012, a campanha se concentrou este mês, quando se comemora o Dia Internacional do Homem, celebrado anualmente no dia 19 de novembro.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Estes números correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames, como o toque retal ou exame de sangue (PSA), prescritos por um médico especialista.