A programação do Mês do Júri em Alagoas tem 14 júris previstos para esta quarta-feira (14). O Poder Judiciário pautou, para o mês de novembro, 150 processos que envolvem crimes contra a vida na capital e no interior. A força-tarefa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e acontece até o dia 30, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e os órgãos de segurança do estado.
Em São José da Tapera, Ionas da Silva Santos será julgado pelo crime de homicídio contra Fernando dos Anjos Amorim. A sessão terá início às 9h30 e será conduzida pelo magistrado Thiago Augusto Lopes de Morais.
Segundo a denúncia, Ionas da Silva estava na festa de aniversário de sua irmã, quando o estoque de bebidas alcoólicas acabou e ele foi com o cunhado comprar mais.
O réu, que estaria bêbado e não tinha habilitação, teria pego a moto de um dos convidados, dirigindo em alta velocidade até colidir com o veículo da vítima. Após uma discussão entre acusado e vítima, Ionas da Silva efetuou três disparos de arma de fogo contra Fernando, mas a arma não funcionou.
De acordo com testemunhas, Fernando ainda implorou para que não o matasse, assim como o cunhado do acusado tentou convencê-lo a parar. Ionas da Silva ignorou os pedidos e atirou mais uma vez, causando a morte de Fernando.
Mesmo com a vítima caída no chão, o réu ainda teria tentado atirar mais uma vez contra a cabeça de Fernando, mas a arma voltou a falhar. Após o crime, o Ionas fugiu a pé, porque a moto não ligou.
Estão previstos júris também em Arapiraca, Cacimbinhas, Joaquim Gomes, Maragogi, Olho D’Água das Flores, Pão de Açúcar, Penedo, Rio Largo, Teotônio Vilela, União dos Palmares, e na capital. Esta semana, a expectativa é realizar 35 sessões.
Matéria referente ao processo nº 0700439-06.2015.8.02.0036