A Semana do Bebê levou serviços para terreiro na Ponta Grossa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Semana do Bebê levou serviços para terreiro na Ponta Grossa. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nesta quarta-feira (28), as ações da VI Semana Bebê foram levadas para a Federação dos Cultos Umbandistas do Estado de Alagoas – Terreiro Ilê Axé Ofã Omim, localizado no bairro da Ponta Grossa. Crianças e familiares que participam  de atividades no local receberam atendimentos nas áreas de assistência social e saúde.

A ação de cidadania ofereceu vários serviços como o Cadastro Único (CadÚnico) pela Semas, vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), orientações à saúde da mulher pelo Instituto Nossa Senhora de Fátima, triagem sensorial e estimulação precoce de bebês pela Associação Pestalozzi de Maceió, e  atendimento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Segundo a secretária de Assistência Social  e articuladora da Plataforma de Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Celiany Rocha,  como parte das ações da Semana do Bebê  foi proposto que a ação fosse feita em terreiro de matriz africana para que a Prefeitura  levasse as ações da para o local e as crianças pudessem ser beneficiadas. “O Estado é laico e precisamos fazer as nossas ações em todas as entidades, em todos os locais.  A nossa intenção é de que a sociedade tenha essa percepção de que a Prefeitura está em todos os lugares sem qualquer tipo de preconceito, sem qualquer tipo de discriminação”, ressaltou.

Para o coordenador da Federação, Pai Jedilson,  é de suma importância essa ação de cidadania para a comunidade de matriz africana.  “Sempre quis que acontecesse esse tipo de ação aqui, porque o Cadastro Único (Cadúnico) é necessário para a população de matriz africana, assim como é para os quilombolas, como para o povo cigano. Quando a gente ver que o poder público está interessado em ir a um terreiro,  a uma Federação, ficamos muito satisfeitos com essa iniciativa. A religião de matriz africana tem a mesma importância que as outras religiões, através do seu legado”, destacou.

A dona de casa Maria Cícera  levou sua neta para ser  atendida  durante ação. “Acho muito importante esse tipo de serviço, porque, muitas vezes, a gente não tem condições de se locomover e fica muito bom pra gente aqui do bairro. Aproveitei para vacinar minha neta, que estava na época de tomar  a outra dose”, disse.

A Semana do Bebê acontece até o  próximo domingo (2).  A iniciativa faz parte de uma estratégia de mobilização social organizada pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O tema desta edição é a importância da atenção à Primeira Infância, fase dos primeiros anos de vida da criança.

 

Veja Mais

Deixe um comentário