Maceió vai conhecer o Xaxado, da Terra de Lampião, durante os próximos dias 7 e 8 de dezembro. Desembarca na capital alagoana, o projeto pernambucano Alpercatas Circulando, do Grupo Cabras de Lampião, de Serra Talhada, região do Pajeú (PE), que vai mostrar a importância do Xaxado para a região Nordeste e para a identidade cultural do Brasil. O evento será realizado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), e durante o IV Festival Pôr do Sol Cultural, com entrada gratuita.
O Cabras de Lampião é o maior divulgador da dança nordestina e mantém a originalidade e a autenticidade do ritmo dos cangaceiros do sertão. Trata-se de uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco, como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.
De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto Alpercatas Circulando, além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, apresenta ainda uma riqueza de elementos – indumentárias, comidas, hábitos e, principalmente, histórias, narradas nas letras das canções.
Durante a realização do projeto Alpercatas Circulando, também vai ser exibido o filme Lampião e Fogo da Serra Grande, que tem a produção da Fundação Cabras de Lampião. Ainda está previsto o lançamento do livro Lampião e o Sertão do Pajeú, do pesquisador e escritor, Anildomá Willans de Souza.
O Projeto Alpercatas Circulando tem o incentivo cultural do Funcultura/Fundarpe/Secretaria Estadual de Cultura/Governo de Pernambuco.
Serviço:
Projeto “Alpercatas Circulando ”
07/12 – Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) – R. Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá
08/12 – IV Festival Pôr do Sol Cultural -Orla de Maceió, no Alagoinhas
Horários:
Dia 07 – às 16h
Dia 08 – às 19h
Entrada Gratuita