Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03 de dezembro, a Associação Pestalozzi de Maceió, em parceria com os conselhos estadual e municipal da pessoa com deficiência e instituições filantrópicas de Alagoas, irá participar do grande ato público em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, que acontecerá no Centro de Maceió.
A concentração será, no dia 03/12 (segunda-feira), ás 8h na praça Deodoro, com saída às 9h, seguindo para a praça da Assembleia.
“NENHUM DIREITO A MENOS”, essa é bandeira da grande mobilização na luta dos direitos da pessoa com deficiência.
O objetivo é conscientizar a sociedade e autoridades, chamando a atenção para que as leis sejam cumpridas, entre elas estão: a gratuidade nos transportes públicos; a efetivação das leis de cotas para a contratação e inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho; educação inclusiva nas escolas regulares com equipamentos adaptados às diversas deficiências, entre outras.
Para a gestora da instituição, Tereza Amaral, um ato como esse, consegue dar mais visibilidade às pessoas com deficiência, pois muitas vezes não são enxergadas como parte da sociedade. “ A luta pela inclusão da pessoa com deficiência é diária e necessita da atenção de todos”, declarou.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
É comemorado no dia 03 de dezembro, data que se busca ampliar o olhar da sociedade para a pessoa com deficiência.
A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.