Após feto e lixo hospitalar serem encontrados no centro de Maceió, maternidade é autuada

Maternidade diz que teve depósito arrombado e não sabia que o material descartado havia sido levado

Reprodução Whatsapp

Lixo descartado de forma irregular

A maternidade Nossa Senhora de Fátima foi autuada nesta sexta-feira, 30, após um gari encontrar os restos mortais de um bebê e lixo hospitalar descartados de forma irregular na Rua Godofredo Ferro, no centro de Maceió. Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Vigilância Sanitária atuaram na ação.

A Polícia Militar chegou a ser acionada por populares que presenciaram o momento em que dois carroceiros descartaram o material no local. Foram deixadas sacolas com seringas, luvas, frascos de vidro, restos de procedimentos clínicos, documentações da maternidade etc.

A unidade de saúde foi autuada por descarte irregular e por irregularidades internas, como a mistura do lixo comum com o hospitalar.

A Slum disse que analisará as imagens de câmeras de segurança de residências próximas ao local de descarte e da maternidade para tentar identificar os responsáveis e saber como eles tiveram acesso ao material.

Técnicos da Serquip, empresa responsável pela coleta e tratamento de resíduos contaminados na capital, também foram chamados.

O Alagoas24Horas entrou em contato com a direção da maternidade que informou que hoje de manhã, por volta das 10h, dois homens arrombaram um portão de ferro do depósito que fica nos fundos da unidade, onde é feito o descarte dos resíduos “de forma correta e segura”, mas que não perceberam que eles haviam levado o material encontrado posteriormente.

Os responsáveis pela maternidade já solicitaram que a segurança do local seja reforçada e irão registrar Boletim de Ocorrência sobre o fato.

A maternidade tem cinco dias úteis para prestar esclarecimentos de defesa a Slum, Sedet e Vigilância Sanitária.

Veja Mais

Deixe um comentário