Continua internada no Hospital do Açúcar, em Maceió, a criança de pouco mais de 2 anos que se afogou na piscina de um clube, na cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, neste domingo (23).
De acordo com informações da equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, a criança está sedada, sob ventilação mecânica e estável do ponto de vista hemodinâmico.
Ainda segundo a equipe, a criança deverá passar por exames de imagem durante esta semana para avaliação cerebral. Os médicos são cautelosos ao informar que somente após a suspensão da sedação, com a retirada de aparelhos, será possível precisar se a criança sofrerá alguma sequela. “Por enquanto será mantida em coma induzido para poupar ao máximo o cérebro”, dizem o boletim.
O afogamento ocorreu no horário da tarde. A mãe da criança teria ido ao banheiro se arrumar e a avó sentiu falta do garoto. Ao procurá-lo pelo clube o encontrou boiando na piscina. Os frequentadores do local acionaram o Samu e posteriormente o garoto foi reanimado na Unidade Mista Dagoberto Uchôa Lopes de Omena. Horas mais tarde o menino foi transferido para a UTI pediátrica do Hospital do Açúcar.
De acordo com informações do Tenente-coronel Carlos Burity, do Grupamento de Salvamento Aquático, casos como este são cada vez mais comuns e exigem dos pais e responsáveis mais cautela. Segundo ele, somente este ano 12 crianças se afogaram dentro da própria casa, em baldes, privada e piscina.