O presidente Jair Bolsonaro declarou na tarde desta sexta-feira, 25, que os problemas do bairro do Pinheiro, em Maceió estão relacionados à mineração. A afirmação foi feita durante entrevista à Rádio Brumadinho, de Minas Gerais, quando falava sobre o rompimento de uma barragem no município mineiro.
“Já conversamos com o secretário nacional de Defesa Civil, o coronel Lucas Alves, que está em Maceió, tratando de um assunto do afundamento de um bairro por questão de mineração também”, declarou o presidente.
Até o momento não há confirmação sobre as causas para o surgimento das fissuras no bairro do Pinheiro. Em setembro de 2018, um levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontou as prováveis causas: a exploração nas minas de sal-gema da Braskem na área, esvaziamento do aquífero da cidade por exploração desordenada em sistema de poços, vazamento na rede de saneamento e abastecimento de água no bairro e o somatório de causas geológicas que teriam começado na década de 70 com a ocupação urbana daquele bairro.
A Braskem descarta qualquer relação entre a atividade mineradora e a situação do bairro. Em reunião com o Ministério Público Estadual (MPE/AL) e empresa afirmou que das 35 minas de exploração que possui, apenas quatro estão ativas, na área da lagoa, longe do bairro.