Governo suspende licenças ambientais da Braskem para extração de sal-gema no Pinheiro

Reprodução

Renan Filho

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou neste sábado (26), em um vídeo divulgado em suas redes sociais, que o Governo do Estado, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), suspendeu as licenças ambientais da Braskem para extração de sal-gema no Pinheiro. A decisão, segundo a declaração, é preventiva e se restringe ao bairro, onde os poços da empresa já estavam desativados.

Na última semana o Ministério Público Estadual (MPE-AL), após reunião com dirigentes e corpo técnico da Braskem, já havia declaro que faria o pedido de suspensão. A solicitação se deu devido a não conclusão dos estudos e a falta de informações precisas sobre as causas das rachaduras nas edificações e dos afundamentos do solo no bairro. “É uma medida preventiva que visa garantir a segurança de quem vive no bairro neste momento. É dever de todo governante agir com transparência”, disse o governador.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Governo de Alagoas, por meio do IMA e depois de consultar o Ministério Público de Alagoas, cassa licença ambiental da Braskem na área do bairro do Pinheiro.

Uma publicação compartilhada por Renan Filho (@renanfilho15) em

O governador lembrou ainda as prováveis causas listadas pelo Serviço Geológico do Brasil: “possíveis fenômenos da instabilidade do solo, a atividade de mineração de sal-gema e a extração de água subterrânea, assim como movimentações tectônicas” e reforçou que continuará acompanhando a situação da localidade. “Ainda não há consenso sobre as causas. Enquanto não temos respostas precisamos agir. Vamos continuar monitorando a situação e buscando junto ao governo federal e ao município de Maceió, integradamente, soluções definitivas para o problema”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário