Um carro-forte foi alvo de um assalto nesta quarta-feira (13), na Avenida Herculano Bandeira, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Um vigilante da empresa de transporte de valores morreu na ação e outras três pessoas ficaram feridas na troca de tiros.
“Levaram as armas e o malote do vigilante. A vítima [que morreu] atuava na segurança do vigilante que é responsável pelo transporte do malote até a agência”, informou o vice-presidente do Sindicato de Transporte de Valores e Escolta Armada do Estado de Pernambuco (Sindifort-PE), Marco Aurélio. Segundo o Sindifort, R$ 260 mil foram levados.
A agência fica em frente ao prédio da Advogacia Geral da União (AGU). Funcionários relataram que a abordagem dos bandidos ao carro-forte aconteceu por volta das 10h (horário local), quando o banco estava abrindo. O tiroteio assustou quem estava no local.
“Eu estava trabalhando quando ouvi os tiros. Achei que fosse um problema em um poste, mas depois vi carros parando na avenida e pessoas correndo para se proteger”, conta o analista de TI Gustavo Muniz, que trabalha em uma empresa próxima.
Os bandidos usaram dois carros para a ação, sendo um para chegar ao local e outro para fugir. O delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Carlos Couto, explica que a investida criminosa teve a participação de quatro homens.
Um dos ladrões estava no interior da agência antes do assalto e passou informações para os outros. “Um dos homens estava na agência, armado, na área dos caixas eletrônicos. Quando o vigilante chegou, houve troca de tiros”, afirma.
O delegado também confirmou o roubo de uma quantia superior a R$ 200 mil e duas armas do vigilante. “Sabemos que eles usaram um carro para o assalto e trocaram o veículo na altura do Clinical Center, no Pina, para que, quando recebêssemos o chamado, o veículo não fosse o mesmo”, disse Couto.
Em nota, a Caixa lamentou a morte do vigilante e informou que a agência fica fechada nesta quarta-feira (13), devido ao ocorrido.
Feridos
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, três pessoas ficaram feridas no assalto. “Um assaltante, um outro vigilante e um motociclista que passava pela avenida também ficaram feridos”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos do órgão, João Rufino.
O vigilante ferido foi socorrido por uma equipe do 19º Batalhão de Polícia Militar para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Segundo o hospital, ele levou um tiro na altura do joelho, passou por exames e foi atendido por um ortopedista. O estado de saúde dele é estável.