Há 17 anos esperando por melhorias, professores e estudantes da Escola Estadual de Ensino Integral Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, viram um sonho se concretizar desde dezembro último e iniciam o ano letivo vivenciando novo clima, com mais de 50% da obra concluída, beneficiando quase 300 estudantes. A unidade foi contemplada com ensino integral desde 2017.
“A estrutura estava bastante precária e como a escola, com 55 anos. A escola faz parte da história desta comunidade porto calvense e muitos passavam por aqui e ansiavam pela reforma, todo mundo comentava. A reforma está caminhando muito bem, já temos oito salas de aulas em perfeito estado e a comunidade está amando, com pais e alunos satisfeitos”, declara a gestora geral, Edclea Ataíde da Silva.
Obra – Segundo o supervisor da obra, Durval Matias, mais de 50% do serviço já foi concluído. “Esta obra contempla muita coisa. O telhado já está pronto, com a substituição de 45 milheiros de telhas novas e toda esta área ocupada pelos alunos está concluída, mais de 70% das salas de aula prontas, com serviços de elétrica, hidráulica, alvenaria, forro, pintura e revestimentos, revisão do piso, novas janelas com gradeados e condicionadores de ar instalados. A cozinha não prestava mais para nada e passou de 33 para 86m², agora já estamos trabalhando nos laboratórios e demais espaços”, explica.
Além da reforma, a unidade foi contemplada com 430 novas carteiras escolares em 2018.
Novos espaços – Mesmo em andamento, as mudanças são visíveis e as melhorias já têm garantido conforto e um clima bem agradável tanto para quem estuda quanto para quem trabalha. Ansiosas pela reforma, as estudantes da 3ª série, Edlane Marinho dos Santos e Kassiany Santos comemoram.
“Nós sentíamos muito a falta de reforma, as salas de aulas eram muito quentes. Eu fui uma dentre os alunos que lutaram muito por isto, pois sabia que a gente precisava, por ser do integral. Passávamos o dia aqui e precisávamos de espaços mais aconchegantes e que favorecessem a qualidade do ensino. Mas hoje não, esta reforma está sendo maravilhosa e não tenho mais nem vontade de sair da escola”, comemora Edlane.
Kassiany também é só elogios para a obra. “Agora, temos cozinha e refeitório mais amplos, refeições mais rápidas, com novos alunos, mais dinâmico e tudo isto é muito especial para nossa turma da 3a série. O clima em sala de aula é agradável. A reforma ainda não atingiu os 100%, mas está maravilhoso e acredito que daqui para a frente vai ser ainda melhor, mais alunos chegarão e todos verão como o ensino integral está crescendo aqui em Porto Calvo”, destaca Cassiane.
Quem auxilia no preparo da comida também já sente a diferença. “A cozinha foi toda reformada, está muito melhor, mais ampla. Esta reforma foi muito importante para nós. Estamos numa escola de tempo integral e os alunos estão adorando a comida oferecida”, garante Maria Minerva, durante o preparo do almoço.
Ensino de qualidade – Com estrutura adequada, além de mais conforto, a escola amplia também o leque de possibilidades para aprendizagens dos alunos, que reconhecem. “O que mais gosto são as aulas práticas o clube juvenil. Tudo vai ficar ainda melhor com a reforma, que está muito boa”, garante o estudante Weverton Santos, da 2ª serie.
Segundo os gestores, dentre as disciplina eletivas disponíveis estão: horta, informática, experimentos químicos, esporte e recreação, robótica, teatro, artes em reciclagem e educação patrimonial, uma das novidades, que visa proporcionar conhecimentos acerca do potencial cultural e histórico do município.
“Nosso intuito é despertar neles a importância do acervo histórico e cultural da nossa cidade, para que valorizem e assim sintam-se estimulados a explorarem positivamente todo este patrimônio aqui presente” diz o gestor adjunto, Josivaldo Ataíde.
Reformas – O investimento na melhoria da estrutura física das escolas tem sido uma prática do Governo desde o início da primeira gestão, em 2015, justamente por acreditar que um ambiente digno para profissionais e estudantes garante qualidade, segurança e aumento do pertencimento de pertencimento e preservação do patrimônio escolar. De acordo com o último relatório do setor de infraestrutura, 150 escolas reformadas e 7 construídas, sendo duas indígenas, além disto, o governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), construiu 50 ginásios poliesportivos e reformou 19.