O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira o resultado dos seus programas de Financiamento. E quem não foi contemplado com o benefício dos financiamentos Fies e P-Fies entrou automaticamente na lista de espera do Fies 2019 – na modalidade P-Fies não há lista de espera. A chamada começou a ser feita na quarta-feira (27) e segue até 10 de abril. Na página de resultado é possível consultar quem foi convocado.
Caso tenha sido pré-selecionado na lista de espera é necessário complementar as informações no site do FiesSeleção. Essa etapa é obrigatória para a contratação do financiamento, que nesse semestre está ofertando 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na P-Fies.
Entendendo as modalidades
As vagas a juro zero são ofertadas pela modalidade Fies diretamente pelo governo ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos. A modalidade P-Fies é voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos e é ofertado pelas instituições financeiras, porém com recursos públicos.
Além da renda familiar, para participar do processo seletivo também é necessário ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – a partir de 2010 – e obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação.
Bolsas de estudo
Os candidatos que não conseguirem obter o financiamento podem optar por uma bolsa de estudo para ingressar no ensino superior. Com 15 anos de atuação e já tendo beneficiado 900 mil estudantes, o Educa Mais Brasil oferta descontos de até 70% para quem pretende cursar uma graduação.
O programa não exige participação no Enem e comprovação de renda familiar. Além disso, ao concluir o curso e estando adimplente com o programa e com a faculdade, não há dívida estudantil. Para conseguir os descontos basta acessar o site do Alagoas 24 Horas, escolher o curso e fazer a inscrição gratuitamente.