Após investigações realizadas pelos policiais civis da Delegacia de Pilar (23º DP), coordenados pelo delegado José Carlos, 14 vítimas de roubo e furto de celulares foram intimadas, nesta quinta-feira (28), a comparecem amanhã, na unidade policial, para receberem seus celulares recuperados.
Segundo o delegado José Carlos, somente nesta semana, foram recuperados 14 celulares e outros serão recuperados em breve. “A tendência é que pelo menos outros 30 aparelhos sejam recuperados com as novas informações, que serão encaminhadas pelas operadoras de telefonia nos próximos dias.
O delegado alerta que as pessoas não devem comprar aparelhos celulares sem nota fiscal, principalmente em sites como OLX ou Facebook, uma vez que estes ambientes são os mais procurados por criminosos para vender os aparelhos subtraídos.
Ainda de acordo com José Carlos, as pessoas que adquirirem aparelhos celulares sem tomar cuidado com a procedência do bem, podem responder por crimes de receptação dolosa ou culposa.
O chefe de operações da delegacia de Pilar, agente Rostand Mendonça, esclareceu que caso a pessoa seja vítima de crimes de furto ou roubo, deve informar no boletim de ocorrência o número do IMEI do aparelho, dado imprescindível para recuperação dos aparelhos celulares.
“O IMEI pode ser encontrado na nota fiscal do aparelho, na caixa ou atrás da bateria. É possível ainda ter acesso ao IMEI do aparelho digitando no próprio celular *#06#”, esclareceu.