Algumas peças de uma terceira camisa de goleiro do Corinthians com tons esverdeados estão sendo retiradas do mercado em São Paulo. A informação foi confirmada pelo clube depois que fotos e vídeos do uniforme viralizaram nas redes sociais nesta quinta-feira, recebendo críticas dos torcedores. A cor verde é associada ao rival Palmeiras.
“O produto foi colocado à venda de forma equivocada em poucas lojas Nike e já está sendo retirado do mercado”, afirmou a assessoria de imprensa do Corinthians.
O uniforme foi produzido pela Nike em 2017 como parte das homenagens ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, morto em 1994. O modelo acabou vetado pelo departamento de futebol exatamente por causa da tonalidade esverdeada. A cor foi adaptada e passou a mostrar o dourado no lugar do verde.
Algumas peças, no entanto, foram encontradas por torcedores em lojas outlet da fornecedora de material esportivo, na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A Nike não se manifestou sobre o fato.
A histórica aversão do Corinthians ao verde já foi revelada em vários momentos. No Mundial de Clubes da Fifa de 2012, vencido pelo próprio Corinthians, o clube pediu para não atuar com uma faixa verde da campanha “Foootbal for Hope” (Futebol pela Esperança). Os treinos do Irã na Arena Corinthians durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, também geraram desconforto em membros da diretoria.