O Ministério Público do Estado deflagrou operação na manhã desta sexta-feira (15) visando ao cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura e nas secretarias de Finanças, Administração e Comissão Permanente de Licitação de Delmiro Gouveia, no sertão do estado. A medida foi deferida pelo desembargador José Carlos Malta Marques.
Os mandados foram expedidos após instauração de dois procedimentos investigatórios pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, e apura supostas fraudes em licitações em diversos tipos de contratos firmados entre a Prefeitura de Delmiro e empresas de locação de veículos, maquinário, escritórios de contabilidade e de gerenciamento de contratos e prestadores de serviço para aquisição de combustíveis e produtos de laboratórios. Os contratos, cuja legitimidade está sendo investigada, teriam movimentado mais de R$ 20 milhões.
A operação está sendo comandada por Gaspar, pelos promotores de Assessoria Técnica do MPE, Vicente Porciúncula, Humberto Bulhões e Luiz Tenório, e pelos promotores de justiça de Delmiro Gouveia João Batista Santos Filho e Bolivar Cruz Ferro.
Está sendo recolhida farta documentação, especialmente contratos e aditivos, processos de pagamento, relatórios e livros de procedimento e fiscalização referentes a diversos tipos de serviços entre os anos de 2017 e 2019. As investigações se concentram principalmente contra empresas de locação de veículos.