Uma falha técnica afetou voos de diversas companhias aéreas nesta segunda-feira (1) e causou atrasos nas decolagens nos Estados Unidos. Segundo a serviço de rastreamento de voos FlightAware, 1.798 voos domésticos e internacionais estavam atrasados.
O problema afetou aéreas como Delta Airlines, Southwest Airlines, Jetblue e American Airlines. Houve atrasos nos aeroportos de Chicago, Nova York, Boston, Atlanta, Miami e Detroit.
Um fornecedor de várias operadoras que gerenciam dados de planejamento de voo sofreu uma queda no serviço, disse Dan Landson, da Southwest Airlines. A empresa emitiu uma ordem para manter os vôos em terra por cerca de 40 minutos no leste dos Estados Unidos.
Problema resolvido
Segundo a Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), o problema técnico foi resolvido, em mensagem publicada pelo Twitter por volta das 9h30 (horário de Brasília).
“O serviço voltou a funcionar minutos atrás e os atrasos devem ser mínimos”, informou à “CNN” o porta-voz da FAA, Greg Martin.
A agência recomendou que os viajantes entrassem em contato diretamente com suas companhias aéreas para receber informações sobre voos.
A Southwest Airlines estimou que o incidente causaria alguns atrasos e recomendou que os passageiros verificassem seu site para receber informações atualizadas sobre os voos.
A Delta disse que alguns de seus voos foram afetados, segundo a AP.
Software para planos de voo
Segundo Martin disse à “CNN”, o fornecedor terceirizado que apresentou a falha atua com um software que dá informações sobre peso e balanceamento usadas pelas companhias aéreas para determinar planos de voo e fazer cálculos de combustível, entre outras funções.