Assédio Sexual é crime: empresas de ônibus de maceió lançam campanha de combate

Ascom/Sinturb

Campanha contra importunação sexual

Mais uma vez o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb) lança campanha de combate ao assédio dentro dos ônibus. As ações estão serão veiculadas a partir desta segunda (1), nos veículos das quatro empresas que rodam pela cidade de Maceió, além de outdoors e redes sociais do Cartão Bem Legal. O objetivo é combater o assédio e conscientizar as mulheres sobre a importância de denunciar.

O material da campanha reforça os números para denúncias, 190, 180 e também o botão de pânico do CittaMobi. Esta é a segunda campanha lançada pelo Sinturb, para Guilherme Borges, presidente do Sinturb, falar sobre o tema é muito importante.

“Nós queremos fortalecer ainda mais a cultura da denúncia, lançamos recentemente através do CittaMobi a opção botão de pânico, onde os passageiros podem denunciar casos de violência e os dados vão para a SMTT e depois Segurança Publica. Vimos a necessidade de lançar uma campanha para conscientizar as mulheres e principalmente de combate, pois esse tipo de crime acontece, infelizmente, em qualquer lugar”.

Por dia, mais de 250 mil usuários utilizaram o transporte público em maceió, deste público, as mulheres são metade. A jornalista Gessica Costa de 26 anos, utiliza o transporte há pelo menos 20 anos e fala sobre a importância da campanha estampada nas ruas e dentro dos veículos.

“Acredito que campanhas como essas são importantes, uma vez que contribuem para o não silenciamento sobre o problema e para a conscientização de todos. Com a informação, as vítimas vão saber como agir, os outros passageiros e funcionários das empresas de transporte público também.”, disse Gessica.

Sest Senat

Além da campanha, desde 2018 os rodoviários estão participando do curso de reciclagem que é oferecido pelo Sest Senat de forma gratuita, na reciclagem o tema assédio sexual é debatido. “Nos do Sest Senat temos um curso de prevenção ao assédio sexual e atendimento ao cliente, são 28h de curso onde eles são conscientizados em como agir e como detectar casos dentro dos coletivos. As empresas estão bem preocupadas e a gente trabalha com o motorista e o cobrador, as mulheres que fazem parte do setor também são essenciais também, para que os rodoviários saibam o que fazer em casos de assédio.”, destacou Thais Cabral, Coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat.

A campanha ficará nas redes sociais do Cartão Bem Legal de modo fixo durante todo o ano de 2019.

Fonte: Ascom/Sinturb

Veja Mais

Deixe um comentário