Melhor do Nordeste e o segundo mais bem avaliado do Brasil. O bom desempenho foi alcançado pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado na região metropolitana de Maceió, em pesquisa realizada pelo Ministério da Infraestrutura. Os dados são referentes ao 1º trimestre de 2019 e levam em consideração a satisfação do passageiro.
O terminal alagoano obteve nota 4,5 numa escala de 1 a 5, o que representa evolução de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A nota está acima da meta estabelecida pela Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias (Conaero), que é 4. O governador Renan Filho comemorou o bom desempenho do terminal alagoano e acredita que o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares vai evoluir ainda mais com a administração do grupo espanhol Aena Desarrollo, que o arrematou em leilão realizado pelo Governo Federal em maio deste ano.
O grupo administra 46 aeroportos na Espanha – dentre os quais o de Barajas, em Madri, e o El Prat, em Barcelona – além de 12 terminais na América Latina e o de Luton, em Londres. “O Aeroporto Zumbi dos Palmares será assumido pela Aena. Trata-se do grupo que mais transporta passageiros no mundo. Sem dúvidas, isso vai incrementar ainda mais a chegada de brasileiros e de turistas do exterior aqui em nosso estado”, avaliou Renan Filho.
Ele recordou que o terminal alagoano segue registrando elevação no fluxo de passageiros e afirmou, ainda, que Alagoas é um estado vocacionado para o turismo. “Reunimos as melhores condições para seguir crescendo: um bom aeroporto, aliado à redução da violência, às nossas belezas naturais, ao nosso povo acolhedor, além dos encantos da nossa culinária”, avaliou.
Resultado geral
No resultado geral, segundo a pesquisa, o Aeroporto de Vitória foi o melhor entre os oito terminais que compõem a categoria que movimenta até 5 milhões de passageiros por ano, com nota 4,61, no indicador que mede a satisfação geral. Em segundo lugar ficaram Maceió, Manaus e Goiânia, empatados com 4,50.
Ainda de acordo com o estudo, o Aeroporto Zumbi dos Palmares obteve notas acima da média (4,39) em 18 dos 38 indicadores da pesquisa. Os destaques foram: velocidade na restituição de bagagem (4,80), cordialidade na emigração (4,73), qualidade da informação nos painéis (4,69), cordialidade no check-in (4,69), tempo de fila na inspeção de segurança (4,67), facilidade de desembarque no meio fio (4,67), limpeza geral (4,60) e disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,51).