A Associação Pestalozzi de Maceió, através do Centro-Dia de Referência: Viver com Autonomia está realizando visitas em alguns supermercados da cidade, com os usuários da instituição.
A ação faz parte das Atividades de Vida Diária – AVP, da unidade e tem como objetivo proporcionar as pessoas com deficiência independência e autonomia, além de promover a inclusão na sociedade.
Durante a visita, os usuários identificaram vários tipos de produtos nas prateleiras, sentiram a textura das frutas, das hortaliças e dos legumes, trabalhando também a estimulação sensorial. Na visita, ainda aprenderam a reconhecer os produtos, de acordo com as modalidades, como: higiene, alimentos frios, processados e não perecíveis.
De acordo com a coordenadora da unidade, Patrícia Amorim os usuários passam a ter mais autonomia com essas atividades e se sentem mais seguros para comprar os alimentos que eles gostam. “Foi um momento muito especial para eles e o nosso objetivo é colocar na rotina deles essa prática”, declarou.
Para o usuário com microcefalia, João José dos Santos, de 39 anos ter ido ao supermercado e escolhido a fruta foi muito bom, pois ele reconheceu de perto o abacaxi, o limão, a laranja e ainda foi capaz de sentir o aroma de cada um. “A laranja eu reconheci logo, na minha casa tem muitas”, explicou João.