O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, recebeu, na noite desta segunda-feira (29), representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen). Durante a reunião, os agentes se comprometeram a regularizar os serviços dentro do sistema prisional até o próximo sábado (4).
Segundo o presidente do sindicato, Petrônio Lima, os problemas no sistema carcerário de Alagoas devem-se ao baixo número de agentes penitenciários. “É público e notável que o nosso efetivo é muito baixo e o sistema prisional vive superlotado, com isso alguns serviços acabaram ficando precarizados. Hoje nós tivemos essa reunião com o presidente Tutmés Airan para tentar uma solução e ele disse que ia intermediar junto ao Governo do Estado uma forma de normalizar os trabalhos dentro do sistema prisional”, contou.
O desembargador Celyrio Adamastor Tenório, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), o secretário estadual de Ressocialização, coronel Marcos Sérgio e o juiz de execuções penais, José Braga Neto, além de representantes dos familiares dos presos também participaram da reunião.