Centenas de fiéis católicos compareceram neste domingo, 09, ao ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, para celebrar a Solenidade de Pentecostes. Este ano, a Arquidiocese de Maceió preparou uma festa unificada com todas as paróquias.
A festividade, que tem como tema “Com o Espírito Santo comprometido com a missão”, contou com programação durante todo o dia, desde às 8h e deve encerrar as atividades às 17h30 com a Santa Missa conduzia pelo arcebispo Dom Antonio Muniz. A recomendação foi de que todas as atividades paroquiais, exceto as paróquias que celebram seus padroeiros, só acontecessem até 12h.
A edição contou com pregações, louvor, adoração Eucarística, confissões, além da apresentação do musical “Descerá sobre Ti” da Renovação Carismática Católica e a Renovação das Promessas Ministeriais. No dia da festa de Pentecostes é encerrado o Ciclo da Páscoa e a Igreja fará o rito de apagar os Círios Pascais, que foram acesos nas paróquias desde a Vigília Pascal e assim permaneceram por 50 dias.
A organização informou que pelo menos 70 caravanas das paróquias do interior e da capital participaram desta edição, chegando próximo a 8 mil fiéis apenas pela manhã no local.
Para a servidora pública, Wylma Moraes, da paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Santa Amélia, a festa, da forma como acontece, cumpre uma vontade de Deus, a da união de seus filhos, fazendo sua vontade. “Participar da festa de Pentecostes é importante porque o próprio Jesus Cristo disse em sua oração apostólica no evangelho segundo São João, capítulo 17, 11: ‘Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um’. O que significa que quando estamos unidos enquanto cristãos estamos fazendo a vontade de Deus e unidos a Ele, somos verdadeiramente cristãos porque estamos fazendo a vontade de Jesus, cabeça da Igreja”, disse.
Pentecostes
Pentecostes é uma celebração anual que acontece 50 dias após o domingo de Páscoa e sete dias depois da ascensão de Jesus ao céu e que marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria, mãe de Jesus Cristo. A solenidade acontece em todas as igrejas Católicas do mundo e encerra o período Pascal celebrado pelos católicos.
A Arquidiocese de Maceió transmite ao vivo as atividades da celebração em seu site.