IML inicia Campanha para arrecadar brinquedos para crianças vítimas de violência

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima inicia nesta segunda-feira (10), mais uma edição da campanha “Resgatando a Alegria de uma Criança”. A ação busca receber doações de brinquedos novos e usados, em boas condições de uso, como bonecas, carrinhos, jogos educativos, entre outros para a brinquedoteca do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) do IML.

 

Segundo o chefe especial do IML de Maceió, Fernando Marcelo, a campanha existe desde 2014 quando funcionários do próprio órgão decidiram montar um ambiente estruturado destinado ao atendimento prioritário para as crianças encaminhadas a unidade. No espaço são atendidas diariamente crianças de 0 a 12 anos vítimas de violência no Estado.

 

“Nosso objetivo é despertar o espírito de solidariedade e mobilizar a sociedade para essa causa que é o combate a violência infantil. Mas, principalmente, como integrante da rede de combate aos crimes contra crianças e adolescentes garantir um atendimento humanizado como preconiza a legislação brasileira”, afirmou o chefe do IML.

 

Todos os brinquedos doados ficarão na brinquedoteca do Naps que é composta por uma sala lúdica e audiovisual, sala de atendimento e um consultório médico. Quando a criança chega ao IML, ela é levada para esse espaço onde são atendidas por psicólogas e assistentes sociais sendo preparada para a realização do exame de corpo de delito pelo médico legista plantonista.

 

“A ideia é atenuar os efeitos da violência vivida pela criança, ou seja, no Naps, nossos médicos e funcionários buscam atender a vítima de forma acolhedora. No final do atendimento, a criança escolhe um brinquedo de presente, com isso, o estoque de brinquedos diminui consideravelmente, gerando a necessidade de gente fazer a campanha para arrecadar mais brinquedos,”, explicou o também medico legista Luiz Mansur.

 

As doações devem ser feitas na sede do novo Instituto Médico Legal Estácio de Lima que fica na Av. Luiz Avelino Pereira, s/n – Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, Maiores informações podem ser adquiridas de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas pelo telefone  (82) 3315-1544.

Fonte: Assessoria/POAL

Veja Mais

Deixe um comentário