Depois de aprontar para cima do Paraguai, a seleção do Catar voltou a surpreender na edição 2019 da Copa América. Dessa vez no estádio do Morumbi, em São Paulo, os convidados asiáticos seguraram um empate com a Colômbia até os 40 minutos do segundo tempo, quando a genialidade de James Rodríguez e o oportunismo de Zapata falaram mais alto.
Apesar do sufoco e da dificuldade, com o triunfo por 1 a 0 os sul-americanos garantiram vaga antecipada às quartas de final do torneio e colocaram ainda mais pressão em cima de seus concorrentes. Os catarianos, arrasados ao fim do jogo, receberam os aplausos de todos e agora dependem de uma combinação bastante complicada para irem à próxima fase.
Argentina e Paraguai ainda se enfrentam nessa quarta, às 21h30, no Mineirão. Os argentinos buscam os primeiros pontos, enquanto os paraguaios partem de um ponto ganho até aqui. A terceira e última rodada do Grupo B prevê os seguintes duelos: Colômbia x Paraguai e Argentina x Catar, ambos agendados para domingo que vem.
Logo no início do jogo um detalhe importante ficou evidente. Mais altos, os colombianos abusariam da bola aérea. E assim chegaram a um gol com menos de cinco minutos. A frustração, porém, não demorou com a anulação do lance pela posição irregular de Martínez.
James também teve sua oportunidade pelo alto, mas nem toda liberdade dentro da área fez o camisa 10 acertar o alvo. Cuadrado foi outro a levar perigo em chute de fora da área que obrigou a primeira boa defesa de Al-Sheeb.
Aos poucos, os catarianos iam provando a todos a qualidade que lhes rendeu o título da Copa da Ásia. Bem postados, alinhados, com uma marcação por zona bem encaixada, os azarões conseguiram segurar os sul-americanos até o intervalo.
A etapa final seguiu com ritmo semelhante, apenas com acréscimo de ares dramáticos no estádio são-paulino.
Os brasileiros presentes na torcida escolheram o Catar e passaram a rivalizar nos cânticos. Dentro de campo, o VAR voltou a ser protagonista. O árbitro venezuelano chegou a marcar uma penalidade para os colombianos e advertir um atleta catariano por reclamação. Ao ser orientado a rever a jogada, Alexis Herrera mudou de ideia. Cancelou tanto o penal quanto a advertência.
Carlos Queiróz, então, mandou Falcao Garcia a campo. O centroavante acabou preservado, talvez por estar pendurado. Sorte do Catar que Al-Sheeb estava em noite inspirada, principalmente no duelo particular com Martínez, herói contra a Argentina, mas que não conseguiu vencer o arqueiro asiático.
Todo o esforço de Al-Sheeb só não foi recompensado porque a bola aérea, como já era de se imaginar nos primeiros movimentos da partida, acabou sendo decisiva. Aos 40 minutos, James cavou de trivela e Zapata subiu mais alto que toda zaga do Catar para, de cabeça, colocar a bola no ângulo, sem chance para Al-Sheeb.
O gol foi um verdadeiro alívio aos colombianos, que comemoram muito na bandeira de escanteio e viram o estádio explodir. O apito final confirmou a classificação antecipada dos sul-americanos e também deixou a equipe asiática em situação bastante complicada no Grupo B.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 1 x 0 CATAR
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 19 de junho de 2019, quarta-feira
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Luis Murillo (VEN) e Nicolas Tarán (URU)
VAR: Jesús Valenzuela (VEN)
Cartões amarelos: Uribe (COL); Madibo, Hassan, Pedro Miguel, Akram Afif (CAT)
Público pagante: 22.079 pagantes
Público não pagante: 2.683
Renda: R$ 5.385.300,00
GOL:
Colômbia: Zapata, aos 40 minutos do 2T.
COLÔMBIA: Ospina; Medina (Santiago Arias), Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios, Uribe e Cuadrado (Falcao Garcia); James Rodríguez, Zapata e Martínez (Luis Díaz)
Técnico: Carlos Queiroz
CATAR: Al-Sheeb, Pedro Miguel, Hisham, Salman e Hassan; Madibo, Khoukhi, Al-Haydos (Ahmad) e Hatem (Karim Boudiaf); Akram Afif e Almoez Abdulla
Técnico: Félix Sánchez