Os Estados Unidos são campeões da Copa do Mundo feminina! A equipe americana venceu a Holanda neste domingo por 2 a 0, no Estádio Olímpico de Lyon, na França, e conquistou a taça pela quarta vez na história – a segunda consecutiva.
Megan Rapinoe e Rose Lavelle anotaram os gols do triunfo, ambos no segundo tempo. A capitã, inclusive, alcançou a artilharia do torneio, empatando com Alex Morgan (EUA) e Ellen White (Inglaterra) com seis gols.
Primeira equipe da história a chegar em três finais consecutivas, os Estados Unidos também aumentam sua vantagem no número de taças: a segunda colocada é a Alemanha, com duas.
A equipe americana atinge 12 vitórias seguidas em Copas, além de 16 jogos de invencibilidade.
E os recordes não param por aí: o time de Alex Morgan foi o melhor ataque da história da competição, com 26 gols.
Bom para o público, que encheu o estádio com 57.900 pessoas – maior marca desta edição do torneio.
EUA decidem no segundo tempo
A final começou muito estudada e sem grandes chances. Os Estados Unidos dominavam a posse de bola, mas sofriam para furar a defesa holandesa.
Com o passar da primeira etapa, entretanto, cruzamentos na área e bolas aéreas das americanas começaram a levar perigo e forçaram a goleira Van Veenendaal a quatro ótimas defesas.
Na segunda etapa, um pênalti mudou o jogo. Alex Morgan levou chute dentro da área e o árbitro de vídeo alertou sobre uma possível infração. Após revisão na beira do campo, penalidade marcada.
Aos 16 minutos, Megan Rapinoe cobrou com categoria e abriu o placar.
Oito minutos depois, Rose Lavelle arrancou pelo meio do campo, driblou a zagueira na entrada da área e chutou rasteiro, cruzado, ampliando e dando números finais ao duelo.
Os Estados Unidos ainda desperdiçaram oportunidades no contra-ataque, mas pararam em Van Veenendaal. Problema nenhum para as americanas, que comemoram mais um título mundial!