A iniciativa de implantação de oficinas de capoeira em oito escolas municipais, através do projeto “Ginga Capoeira”, teve seu lançamento celebrado na manhã desta terça-feira (16), no corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca. O projeto, que inicialmente vai incluir 400 alunos, é realizado pela prefeitura de Maceió, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e será implantada a partir de um convênio firmado com o Governo Federal
O prefeito Rui Palmeira, que esteve presente no lançamento do projeto, conversou com a equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas no local, onde destacou a importância da cultura e do esporte para a formação dos alunos. “São fundamentais, sobretudo, para aumentar o interesse das crianças de permanecer na escola e a capoeira serve também como mais um atrativo”, explica o chefe do executivo municipal.
Palmeira também não descarta um possível aumento no número de alunos beneficiados. “A prefeitura vai trabalhar para expandir esse número, iniciamos com 400 alunos nesse projeto específico para a capoeira, mas temos trabalhos em várias escolas onde levamos o que temos de cultura, teatro, dança, música”, disse.
O mestre Cláudio, um dos responsáveis pela execução do projeto, afirma que a capoeira sempre esteve presente nas escolas, no entanto, é a primeira vez que é dado apoio e incentivo para que o projeto cresça ainda mais. “A capoeira é uma arte marcial, mas tem musicalidade, poesia. As crianças podem aprender, além da defesa pessoal, a entrar em contato com a história”, afirma o mestre.