Um caso de abandono de animais causou a comoção de integrantes de uma Organização Não Governamental (ONG) Loucos por Bichos, neste domingo, 18, durante o resgate, em um imóvel também abandonado, localizado no bairro do Poço. As imagens do resgate dos dois cães, da raça chow-chow, foram divulgados nas redes sociais e logo viralizaram.
Logo que foi informada do caso a presidente da Comissão do Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), Rosana Jambo, se comprometeu a ir até o local inspecionar a residência, com apoio da Polícia Militar.
Além disso, a Comissão está tentando localizar o proprietário do imóvel, que deve ser notificado e pode responder pelo crime de maus-tratos. Há cerca de três dias, vizinhos disseram ter visto o proprietário do imóvel no local.
No vídeo divulgado pelos membros do projeto Loucos Por Bichos, é possível ver os animais cercados de sujeira, inclusive excrementos. A água do recipiente, deixada no local, apresentava cor escura e os cães foram encontrados doentes e famintos.
Os dois foram levados pelos voluntários a uma clínica veterinária, onde já estão recebendo cuidados.
O delegado Leonan Pinheiro foi designado para investigar o caso. O atual titular de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, ainda não se pronunciou sobre o caso. Pinheiro informou que ainda está se inteirando do fato para então se pronunciar oficialmente.