Maria Gadú protagonizou momentos de tensão durante um show que realizou no último fim de semana em Curitiba. Ao criticar a ação da polícia militar contra uma moradora de rua, ela ouviu o seguinte grito da plateia: “Volta para o Rio!”.
A cantora não deixou a provocação passar batido e devolveu no ato. “Por que você veio aqui, meu irmão?”, questionou ela em meio a sua apresentação, que acabou viralizando nas redes sociais.
Outro momento que chamou a atenção durante o show foi quando a artista fez um discurso para falar sobre o caso de Janice Ferreira da Silva, a Preta Ferreira, uma das líderes do movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), em São Paulo, presa suspeita de extorsão. Preta nega e diz que é presa política.
“A Preta está presa há três meses. Numa cadeia, sem julgamento, com falsas testemunhas, por um crime que ela não cometeu. Enfim, o que está acontecendo, né gente?”, protestou Gadú.
“Ontem mesmo estávamos na manifestação em prol do meio ambiente. A manifestação estava quase acabando, pacificamente, com música, muito axé, muita energia boa, e presenciamos dois policiais militares espancando uma mulher de rua. Fomos fazer um alerta. Esses policiais nos agrediram, ontem à noite, armados, apontaram arma pra gente. Aqui em Curitiba”, continuou.
Durante o discurso, entretanto, pode-se ouvir alguns gritos com o público reclamando: “Tem fascista aqui” e “Vai embora”.
Gadú prontamente respondeu: “Por que você veio aqui, meu irmão? Eu acho que nunca não deixei claro minha posição política, eu sou a favor da liberdade, sou a favor da democracia. E esse show é sim um manifesto político. Preta e Lula livres!”, exclamou.