O CSE fez o bastante para garantir o retorno à primeira divisão do Campeonato Alagoano. O Tricolor segurou um empate em 2 a 2, no estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, diante do Zumbi, sagrou-se campeão da Divisão de Acesso e garantiu o retorno à elite do futebol estadual em 2020.
O CSE abriu o placar com Jair aos 16 minutos do primeiro tempo. Ju empatou para o Zumbi aos 32 minutos também da etapa inicial. Na etapa final, Alan voltou a colocar o Tricolor na frente aos 39 minutos, mas João Vitor deixou tudo igual aos 43 minutos.
Por ter vencido o Zumbi por 2 a 1, no jogo da inda no estádio Orlando Gomes de Barros, em União dos Palmares, o CSE precisava apenas de um empate para garantir vaga da Primeira Divisão do próximo ano e fez o bastante para garantir o retorno à elite. O Tricolor segurou o 1 a 1 diante de sua torcida e levantou a taça de campeão.
O CSE foi rebaixado no estadual do ano passado após perder por 4 a 1 para o Dimensão Capela. Para tentar o retorno, o clube apostou no técnico Jaelson Marcelino, que tem no currículo acesso comando o CEO, o Dimensão Capela e o Jaciobá.
O Tricolor palmeirense voltou a disputar a final Segunda Divisão do Campeonato Alagoano, após 11 anos. Em 2008, o CSE conseguiu retornar à elite, com o vice-campeonato, perdendo o título para o Capelense, no Juca Sampaio.