A África do Sul derrotou a Inglaterra na manhã deste sábado por 32 a 12 e conquistou a Copa do Mundo de Rugby, sediada no Japão. Os africanos dominaram o confronto por completo e chegaram ao seu tricampeonato mundial, após vitórias em 1995 e 2007.
Palco da final, o Estádio Internacional de Yokohama recebeu um monólogo dos Springbooks na segunda etapa. A diferença de 20 pontos foi a maior em uma decisão desde 1990, quando a Austrália bateu a França por 35 a 12. A conquista também colocou os sul-africanos como maiores vencedores da competição, ao lado da Nova Zelândia, com três títulos.
Após vitória parcial por 12 a 6 no intervalo, com quatro penalidades convertidas pelos Springbooks e duas pelos ingleses, Makazole Mapimpi e Cheslin Kolbe anotaram os únicos try’s da partida, já no segundo tempo, para selar a vitória.
Maior pontuador do confronto, o fly-half Handré Pollard acertou mais duas penalidades e duas conversões após os try’s para esticar ainda mais o marcador. Ao todo o atleta de 25 anos anotou 22 dos 32 pontos sul-africanos na partida.
The final whistle goes and @Springboks are World Champions for the third time after beating England 32-12 in the final at Rugby World Cup 2019.#ENGvRSA #RWC2019 #RWCFinal pic.twitter.com/ErWmYZT83T
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) 2 de novembro de 2019
Depois do apito final, mais um momento histórico. Primeiro capitão negro da história dos Springbooks, Siya Kolisi ficou responsável por levantar o troféu do tricampeonato.
“Estou agradecido por tudo o que o time passado, tivemos muitos desafios, mas o povo da África do Sul nos deu muito apoio e somos muito agradecidos por eles. Nós temos muitos problemas no nosso país; mas um time como esse, nós viemos de diferentes realidades, diferentes raças, e nós nos unimos atrás de um objetivo. Nós realmente esperamos ter mostrado para a África do Sul que podemos nos juntar se quisermos e conquistar algo’, declarou Kolisi após a final.
? “I have never seen South Africa like this. We were playing for the people back home. We can achieve anything if we work together as one.”
Hear from @Springboks’s Siya Kolisi on what is not just a #RWCFinal win – It’s more than that ??#RWC2019 #ENGvRSA #WebbEllisCup pic.twitter.com/qgfv0STIlr
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) 2 de novembro de 2019