Pesquisa diz que 68% dos clientes gastariam até 20% para ter bom atendimento; consultora de vendas dá dicas

Amanda Maria disse que algumas empresas em AL não fazem treinamentos com vendedores

Assessoria

A época do final de ano é a que mais movimenta o comércio brasileiro já que muitas pessoas fazem compras. Os donos das lojas pensam no lucro e os vendedores comemoram o sucesso das vendas. Entretanto, vender não é só o suficiente. É preciso conquistar e fidelizar o cliente por meio de um bom atendimento.

Uma pesquisa realizada pela empresa Neoassist, em 2018, mostrou que de acordo com o levantamento, 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento.

Uma pesquisa feita pela empresa sueca Better Business World Wide, em 2017, também trouxe um fato interessante: o vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos do mundo. O País ocupa a 15ª posição entre os 16 países do ranking – atrás apenas do Japão.

A consultora e coach de vendas, Amanda Maria, chamou a atenção para o que está acontecendo nas empresas do Brasil, principalmente em Alagoas. Segundo ela, muitas empresas não investem em treinamentos dos funcionários e acham que eles estão lá apenas para vender, mas esquecem de que através deles que o cliente é fidelizado.

“Vejo isso durante minhas consultorias. São muitas empresas que não olham para o vendedor como o principal elemento para conquistar o cliente. Pesquisas mostram que os clientes querem um bom atendimento. Sete em cada dez consumidores disseram que ainda sonham com o dia em que serão melhor atendidos”, explicou Amanda.

Conforme a consultora, o atendimento é primordial, mas ainda é importante que as empresas reconheçam que manter a equipe motivada e bem treinada não deve ser algo feito apenas no final do ano, onde as vendas crescem. Como dica, Amanda disse que é necessário que o empresário motive os funcionários para que eles trabalhem com amor e dedicação.

“O sorriso deve vir naturalmente. Não se pode obrigar que o vendedor atenda sorrindo, mas será que ele não vai tratar bem um cliente se ele estiver bem e satisfeito com a empresa? Se estiver motivado? Desta forma, o funcionário vai converter a venda e bater as metas”, ressaltou a coach.

Por fim, outra dica de Amanda é que empresário olhe para a equipe e reformule-a. “Olhar para a equipe é fundamental para saber em que lugar se está acertando ou errando, mudar o cenário, reformular a equipe, aí sim, a empresa vai crescer”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário