A noite de segunda-feira foi muito especial para todo o futebol brasileiro. No salão do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Prêmio Brasileirão 2019 celebrou as grandes estrelas do Campeonato Brasileiro. Troféus individuais e coletivos foram entregues aos maiores destaques do Brasileirão e do Brasileiro Feminino, com categorias idênticas para as duas modalidades.
Apresentada pelos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, a celebração marcou o fim da temporada do futebol brasileiro e reuniu mais de 700 convidados e contou com os shows de Dudu Nobre e da banda Skank. Foram entregues, ao todo, 44 prêmios entre os homenageados do Brasileirão e do Feminino A-1.
Brasileirão Feminino A-1
Luciana – goleira da Ferroviária
Fabiana – lateral direita do Internacional
Érika – zagueira do Corinthians
Pardal – zagueira do Corinthians
Tamires – lateral esquerda do Corinthians
Aline Milene – meia da Ferroviária
Maglia – meia da Ferroviária
Gabi Zanotti – meia do Corinthians
Victória – meia do Corinthians
Milene – atacante do Corinthians
Glaucia – atacante do Santos
Brasileirão Masculino
Santos – goleiro do Atlético Paranaense
Rafinha – Lateral direito do Flamengo
Rodrigo Caio – zagueiro do Flamengo
Pablo Marí – zagueiro do Flamengo
Filipe Luís – lateral esquerdo do Flamengo
Bruno Guimarães – meia do Atlético Paranaense
Gerson – meia do Flamengo
Everton Ribeiro – meia do Flamengo
Arrascaeta – meia do Flamengo
Bruno Henrique – atacante do Flamengo
Gabriel Barbosa – atacante do Flamengo
O evento
Os convidados foram chegando para a festa no início da noite. No tapete vermelho, craques acostumados a desfilar talento e categoria dentro de campo também mostraram muito estilo e elegância fora deles. Com a cerimônia marcada para começar a partir das 20h30, os convidados que chegaram mais cedo puderam curtir o show do sambista Dudu Nobre.
Também foram lembrados os grandes campeões nacionais da temporada. Representantes de Flamengo (Série A), Bragantino (Série B), Náutico (Série C), Brusque (Série D), Ferroviária (Feminino A-1) e São Paulo (Feminino A-2) foram convidados ao palco para receber seus respectivos troféus pela conquista do Campeonato Brasileiro.
Entre as premiadas do Brasileiro Feminino A-1, o destaque maior ficou para as atletas de Corinthians e Ferroviária, que dividiram os votos e tomaram conta da seleção do campeonato. Apenas duas jogadoras não pertenciam a algum dos clubes: a lateral Fabiana, do Internacional, e a atacante Gláucia, do Santos. O restante da equipe foi formado por jogadores dos dois times finalistas. A melhor técnica foi Tatiele Silveira, também da Ferroviária.
Mas a grande homenageada da noite pelo futebol feminino foi a atacante Millene, do Corinthians. Ela foi chamada ao palco três vezes ao longo da noite: para receber seus prêmios de melhor atacante, artilheira (19 gols) e craque do campeonato. Situação parecida viveu Bruno Henrique, do Flamengo, que foi premiado como melhor atacante e craque do Brasileirão.
O Fla, por sinal, dominou quase completamente a seleção da Série A. Foram nove representantes no time ideal, que teve apenas Santos e Bruno Guimarães, do Athletico Paranaense, como os não flamenguistas selecionados. O Flamengo também brilhou entre os outros prêmios individuais. Apenas o Goiás quebrou o domínio rubro-negro, com a escolha do jovem Michael para receber o troféu de Revelação do Brasileirão 2019.
Cada seleção foi chamada separadamente ao palco, de forma que as duas competições foram tratadas de uma maneira igualitária dentro da premiação.
Ao longo da cerimônia, convidados ilustres foram chamados ao palco para entregar os troféus para os premiados. Entre eles, ninguém menos que a lenda Zagallo. O ídolo brasileiro e a técnica da Seleção Feminina, Pia Sundhage, entregaram os prêmios de melhores treinadores para Tatiele, da Ferroviária, e Jorge Jesus, do Flamengo.
A iniciativa também promoveu o encontro entre o passado, o presente e o futuro do futebol brasileiro. Foi assim que Careca e Gabigol estiveram juntos no palco. O mesmo aconteceu quando Adriano, o Imperador, participou da celebração dos dois Craques da Galera, eleitos por votação popular: Everton Ribeiro e Larissa, ambos do Fla.