Faleceu na madrugada desta terça-feira, vítima de uma parada cardíaca, Maria Salomé da Silva, mais conhecida como Dona Salomé. A torcedora símbolo do Cruzeiro, de 86 anos, estava internada desde o último domingo, quando teve um mal-estar no Mineirão, durante o jogo que decretou o rebaixamento da equipe mineira para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Dona Salomé precisou ser socorrida às pressas das arquibancadas na derrota por 2 a 0 contra o Palmeiras e foi levada de ambulância para o pronto-socorro no bairro de Santa Efigênia, em Belo Horizonte.
O Cruzeiro divulgou uma nota prestando solidariedade aos familiares de sua torcedora. “O Cruzeiro Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Maria Salomé da Silva, a nossa Dona Salomé. Mais do que uma torcedora ilustre, que apoiou o time ao longo de seus 86 anos, Salomé esteve no convívio diário de funcionários e associados no Clube Cruzeiro Barro Preto, onde era colaboradora.
O Cruzeiro presta solidariedade aos familiares e aos mais de nove milhões de torcedores, que neste dia 10 de dezembro se tornam órfãos de uma das mais apaixonadas cruzeirenses.”
Em sua página oficial, o estádio Mineirão também lamentou a notícia. “Que notícia devastadora! Salomé é um símbolo. Alegria e fidelidade ao clube de coração. Sempre presente aqui no Mineirão e cheia bom humor e sorriso. Força para a família e amigos. Te amamos, Dona Salomé!.”
Dona Salomé era presença constante nos jogos do Cruzeiro e, apesar de sofrer com problemas no coração, sempre acompanhava os jogos de seu time. Seu falecimento causou uma grande mobilização nas redes sociais.
Salomé se foi. A Nação Azul, agora, tem uma proteção divina ainda maior. O anjo que carregava as cinco estrelas no peito e com aquele sorriso bonito no rosto já não está mais entre nós. Fica a saudade e a admiração por uma pessoa que lutou tanto e fez tanto pelo Cruzeiro. pic.twitter.com/tB7wc2F2vE
— Leonardo Garcia Gimenez (@leonageral) 10 de dezembro de 2019
Dona Salomé, torcedora-símbolo do @Cruzeiro, ficará para sempre marcada em minha história com seu sorriso.
Em 2018, tive a honra de tê-la como personagem em um dos meus episódios do documentário “Contos do Povo da Bola”.
*1933 +2019 pic.twitter.com/MjgKkpk9uh
— Copa Continental do Brasil (@CopadoBrasil) 10 de dezembro de 2019
É oficial, 2019 vai ficar marcado como o pior dos piores anos na história do torcedor Cruzeirense. Que Deus a receba em seus braços Dona Salomé. ?? https://t.co/3iSpWDE3Yd
— Dedeco (@Dequinho_10) 10 de dezembro de 2019
descanse em paz dona Salomé ?? tenho ctz que a luz e alegria que carregava torcendo pelo nosso Cruzeiro irão permanecer juntinhas à vc.
“estamos aqui só de passagem, com um unico objetivo: evoluir. depois, voltamos para a casa do Pai, que é o nosso verdadeiro lar.”
— cruzeirense rebaixada e arrogante (@damatanina) 10 de dezembro de 2019