O apagão registrado pela Equatorial Energia Alagoas, no último sábado, não apenas deixou vários bairros às escuras, provocou também outro problema grave: falta d’água. Os problemas nas nove subestações de energia ocorreram simultaneamente. Um deles foi provocado por um curto circuito em uma importante linha de transmissão entre os bairro do Tabuleiro e Polo Marechal.
A interrupção do fornecimento de energia afetou, consequentemente, o sistema de abastecimento de água e danificou equipamentos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). No mesmo momento, ficaram sem água as comunidade do Tabuleiro Velho, Eustáquio Gomes, Santos Dumont, Clima Bom I e II, Colina dos Eucaliptos e Loteamento Esplanada. O problema afetou também a região entre a praia da sereia e Cruz das almas, no caso, comunidades abastecidas por poços.
A maioria dos bairros teve o serviço restabelecido. No entanto, a paralisação do serviço continuou nos bairros de Bebedouro, Chã da Jaqueira e Mutange. Nesta segunda-feira, 16, a Casal informou que está realizando a manutenção nos equipamentos dos poços tubulares que atendem a estes bairros também a Estação de Tratamento Cardoso.
A previsão é que até o final do dia o fornecimento seja restabelecido na Chã da Jaqueira. Já nos bairros de Bebedouro e do Mutange deve ocorrer paulatinamente durante a semana, a medida que os reparos sejam realizados.