Matéria atualizada às 15h10, de 24 de janeiro de 2020.
Ivone Lira da Silva, de 46 anos, morreu eletrocutada após pisar em um fio no início da noite dessa quarta-feira (22), no município de Arapiraca, na região do Agreste de Alagoas.
De acordo com testemunhas, Ivone estava indo para a igreja quando pisou em um fio que estava no chão. Devido às fortes chuvas que caíram na região, ela sofreu uma descarga elétrica e caiu.
Testemunhas informaram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se dirigiu ao local, mas a vítima já havia falecido.
Populares reclamara também que diversas outras pessoas – inclusive crianças – passaram pelo local onde o fio estava e que a Equatorial Energia demorou cerca de três horas para isolar a fiação.
Nesta sexta-feira, 24, a Equatorial emitiu nota a respeito do episódio. Confira na íntegra:
Nota de esclarecimento: acidente com vítima em Arapiraca
A Equatorial Energia Alagoas informa que está acompanhando e colaborando com as apurações do acidente que ocasionou a morte da Sra. Ivone ocorrida nesta quarta-feira (22). A distribuidora está dando toda assistência necessária a família da vítima.
A Equatorial esclarece ainda que assim que recebeu o alerta de chuvas com possibilidade de raios, com intensidade variada, ampliou o número de equipes. Os técnicos trabalharam intensamente para atender ao elevado número de chamados no agreste do estado, priorizando as ocorrências registradas com risco à população, como as situações de fio partido. Só na noite desta quarta-feira (22), a empresa recebeu 371 chamados em Arapiraca, sendo 77 sobre situações de risco.
Das 77 solicitações registradas como risco, em 29, foi constatado que era apenas falta de energia. Por isso, a Equatorial pede o apoio da população para que não registrem falta de energia como fio partido apenas para ter prioridade no atendimento, pois os técnicos deixam de atender às ocorrências emergenciais de risco à vida.
A Equatorial lamenta o acontecimento e orienta as pessoas para que não se aproximem de cabos ou fios caídos. Situações dessa natureza devem ser comunicadas imediatamente por meio do 0800 082 0196, devendo-se informar o endereço com ponto de referência, para que a empresa possa enviar uma equipe de plantão ao local e adotar as medidas técnicas necessárias.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas