A Polícia Militar Ambiental resgatou, neste domingo (2), um jacaré que invadiu a piscina de uma casa no Lago Sul – área nobre de Brasília. De acordo com a corporação, o animal entrou na água, mas não conseguir sair (veja no vídeo acima).
Nas imagens divulgadas pelos militares, o animal aparece imóvel, no fundo da piscina. O caso ocorreu por volta das 18h40, na QI 5.
De acordo com o major Souza Júnior, os moradores viram o jacaré na piscina antes que alguém entrasse na água. O endereço fica em uma região próxima ao Lago Paranoá.
“Pelo fato da casa ficar próxima ao lago, ele devia estar andando e, provavelmente, confundiu com uma lagoa. Não conseguiu sair ou caiu lá dentro.”
Ainda de acordo com o PM, o jacaré aparenta ter entre um e dois anos de idade. Após a captura, os militares verificaram que o animal estava saudável. Ele foi solto em uma área de proteção ambiental, às margens do lago – de onde os militares acreditam que ele saiu.
Que jacaré é esse?
O jacaré resgatado é da espécie jacaretinga, que costuma ser encontrado no Distrito Federal.
Segundo veterinários, o macho pode chegar até 2,5 metros. Já a fêmea costuma ser um pouco menor e atingir cerca de 1,8 metros.
Somente em 2020, a Polícia Militar Ambiental resgatou dois jacarés da espécie no DF. Além do que estava na piscina do Lago Sul, outro foi recolhido em janeiro. O endereço da ocorrência anterior não foi informado.
Ao todo, no ano passado, a equipe resgatou oito jacarés no DF, um a mais do que em 2018, quando sete foram capturados.