Um grupo de manifestantes ateou fogo a pneus e bloqueou os dois sentidos da Avenida Cícero Toledo, no bairro do Jaraguá, no trecho próximo ao Porto, onde será construído o Centro Pesqueiro. Por causa do protesto o trânsito ficou completamente congestionado na região. Uma equipe da SMTT está no local, mas a liberação da via depende de um entendimento da Prefeitura de Maceió com os manifestantes, com mediação do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.
O protesto foi motivado depois que a prefeitura anunciou para esta quarta-feira, 4, a ação para realocação da cadeia produtiva do mercado do peixe de Jaraguá para o Centro Pesqueiro, que é uma remoção amparada por decisão da Justiça Federal.
O que os manifestantes reclamam é que o espaço fornecido aos beneficiários é pequeno e não atende às suas necessidades. No entanto, a Prefeitura afirmou, por meio de nota, que a estrutura conta com depósitos, estaleiros, área de espaço para venda e armazenamento, fábrica de gelo e oficinas, além de estacionamento. Disse também que serão beneficiados os 182 permissionários entre marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados, que foram cadastrados em 2015.
“A lista foi validada no último dia 13 de fevereiro pelo Ministério Público Estadual, Comissão de representativa de permissionários e Prefeitura. Edital publicado no último dia 19 no Diário Oficial do Município também prevê a remoção das estruturas inadequadas”, segue a nota.
Enquanto a manifestação não termina, o trânsito está parado na Avenida da Paz.