Presidente do Fortaleza explica por que clube é único do Brasil na mira de bilionário russo

ESPN

Presidente do Fortaleza, Marcelo Paz é o convidado do Bola da Vez que vai ao ar neste sábado, às 23h (de Brasília), na ESPN Brasil e no WatchESPN. Entre os diversos temas abordados na entrevista, de Rogério Ceni aos bastidores do futebol brasileiro, o dirigente falou sobre o interesse do bilionário russo Ivan Savvidis em investir no clube.

Segundo o cartola, a equipe cearense é a única na mira do investidor. “A última fala foi o seguinte: o interesse permanece, eles não olham outro time, querem investir no futebol brasileiro, e não olham outro time que não o Fortaleza”, revelou.

“E por que o Fortaleza? Pelo sucesso esportivo recente; pela localização geográfica que é boa para investimentos, próximo da Europa e da América do Norte; pela gestão; e pela torcida, tem público, encanta muito, eles acompanham muito, veem mosaicos. É um pacote completo”, completou.

O interesse de Savvidis em investir no Brasil partiu de seu filho e também sócio Giorgos. Ele acompanha e aprecia o futebol do país e já tinha há tempos a ideia de adquirir um clube local.

“A fala de momento é: existe o interesse e estão vendo a viabilidade de chegar com investimentos maiores que não só no futebol. É uma ideia de se associar ao Fortaleza. Ainda não tenho uma proposta formal, ‘vamos investir tanto e cuidar disso no clube’. Quem bota muito dinheiro, vai querer ter alguma gerência. Isso é natural, não só no futebol”, seguiu Paz.

“Mas não tenho proposta formal dos moldes, do valor, mas o Fortaleza é o clube que eles querem”, encerrou o Bola da Vez.

Quem é o dono do Paok

Ivan Savvidis, 60 anos, é dono do PAOK, um dos times mais ricos do futebol grego. Polêmico, o dirigente chegou ao comando do clube em 2013, depois que uma de suas empresas comprou as ações da equipe. A sua chegada mudou completamente o patamar da agremiação, que vivia em dívidas até os anos anteriores.

Savvidis é russo, mas tem pais gregos, e é um bilionário dono de empresas ligadas ao tabaco e ao comércio de carne e produtos agrícolas na Rússia, além de um grupo de comunicação na Grécia. Fora a presença no campo empresarial e no futebol, o dono do PAOK tem um passado na política.

Em 2003, Savvidis foi eleito deputado no parlamento russo e, no ambiente político, tornou-se próximo de Vladimir Putin, presidente do país. Anteriormente, ele ainda construiu carreira no exército da Rússia e chegou a atingir a patente de Major.

Em 2018, Ivan Savvidis foi protagonista de uma das cenas mais polêmicas do futebol grego. Depois do PAOK ter um gol anulado aos 45 minutos do segundo tempo, contra o AEK (que liderava o liga nacional), o dono do clube invadiu o gramado portando uma arma de fogo na cintura.

Depois do caso, o Campeonato Grego ficou paralisado por duas semanas, enquanto Savvidis e o PAOK receberam uma dura punição. O dirigente levou três anos de suspensão das atividades esportivas, enquanto o clube perdeu três pontos na competição, se distanciando na corrida pelo título.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário