Estudantes da rede estadual de ensino de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, bloquearam na manhã desta segunda-feira, 09, trecho da rodovia AL-130, na entrada do povoado Meirus, protestando pela falta de transporte escolar, de responsabilidade do Governo de Alagoas, que segundo eles não é disponibilizado desde outubro de 2019.
Segundo alunos, pais e motoristas que se mobilizaram, o motivo para a suspensão do serviço é a falta de repasse de verbas para os donos dos veículos que faziam o transporte. Eles atearam fogo a pneus e entulhos, em dois locais da via, e causaram grande congestionamento. Apenas ambulâncias estavam sendo autorizadas a passar.
Ainda de acordo com informações dos manifestantes, há cinco meses, os estudantes da zona rural do município estão fora das salas de aula e há motoristas que ainda não receberam o equivalente ao trabalhado nos meses de julho, agosto e setembro.
No início do ano, Governo de Alagoas e Prefeitura de Pão de Açúcar teriam realizado parceria para que ambos os poderes custeassem as despesas. O Alagoas24Horas tentou entrar em contato com as duas esferas, mas não obteve resposta da assessoria municipal. Já o Estado, emitiu nota através da Secretaria da Educação. Confira na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação informa que a prefeitura de Pão de Açúcar já aderiu ao programa de gestão integrada do transporte escolar, por meio do regime de colaboração, onde o Estado de Alagoas aportará recursos para que o transporte dos estudantes da Rede Estadual seja gerido pelo município já a partir do mês em curso.
Com relação aos motoristas que prestaram serviços pelo extinto contrato terceirizado, o pagamento deverá sair até o final do mês.
ASCOM/SEDUC