Alunos da rede estadual bloqueiam rodovia para cobrar transporte escolar

Segundo manifestantes, os estudantes da zona rural de Pão de Açúcar estão desassistidos desde outubro de 2019

Estudantes da rede estadual de ensino de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, bloquearam na manhã desta segunda-feira, 09, trecho da rodovia AL-130, na entrada do povoado Meirus, protestando pela falta de transporte escolar, de responsabilidade do Governo de Alagoas, que segundo eles não é disponibilizado desde outubro de 2019.

Segundo alunos, pais e motoristas que se mobilizaram, o motivo para a suspensão do serviço é a falta de repasse de verbas para os donos dos veículos que faziam o transporte. Eles atearam fogo a pneus e entulhos, em dois locais da via, e causaram grande congestionamento. Apenas ambulâncias estavam sendo autorizadas a passar.

Ainda de acordo com informações dos manifestantes, há cinco meses, os estudantes da zona rural do município estão fora das salas de aula e há motoristas que ainda não receberam o equivalente ao trabalhado nos meses de julho, agosto e setembro.

No início do ano, Governo de Alagoas e Prefeitura de Pão de Açúcar teriam realizado parceria para que ambos os poderes custeassem as despesas. O Alagoas24Horas tentou entrar em contato com as duas esferas, mas não obteve resposta da assessoria municipal. Já o Estado, emitiu nota através da Secretaria da Educação. Confira na íntegra:

A Secretaria de Estado da Educação informa que a prefeitura de Pão de Açúcar já aderiu ao programa de gestão integrada do transporte escolar, por meio do regime de colaboração, onde o Estado de Alagoas aportará recursos para que o transporte dos estudantes da Rede Estadual seja gerido pelo município já a partir do mês em curso.

Com relação aos motoristas que prestaram serviços pelo extinto contrato terceirizado, o pagamento deverá sair até o final do mês.

ASCOM/SEDUC
 A Polícia Militar esteve no local para negociar a desobstrução de uma das vias, mas não conseguiu convencer os manifestantes. Por esta razão, a via segue bloqueada.

Veja Mais

Deixe um comentário