A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, visando garantir a segurança, saúde e bem estar dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos servidores, suspendeu as visitas sociais nas Unidades de Internação de Adolescentes de Alagoas estão por tempo indeterminado. A determinação passa a valer a partir desta terça-feira (17).
A suspensão se fez necessária devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus. Além da suspensão, nas Unidades de Internação, serão efetuadas diversas ações de prevenção, seguindo as recomendações feitas pelo Ministério da Saúde e outros órgãos competentes.
Cabe ressaltar que os dados epidemiológicos serão monitorados diariamente em conjunto com as políticas de saúde adotadas internamente. Todas as Unidades Socioeducativas serão abastecidas com álcool gel e o acesso de funcionário com quadro de gripe ou que teve contato recente com grande aglomeração de pessoas também está suspenso.
Também estão suspensos a participação dos adolescentes em atividades externas com grande participação de pessoas e encaminhamento dos mesmos para serviços externos, como hospitais, exceto nos casos de urgência e emergência. As aulas escolares dos adolescentes também ficarão suspensas e serão substituídas por outras atividades pedagógicas internas.
Além disso, a equipe de saúde da Superintendência de Medidas Socioeducativas fará ações de orientações sobre a forma de prevenção contra o coranavírus em todas as unidades socioeducativas.