Covid-19: Estudantes denunciam evacuação na Residência Universitária da UFAL

A universidade negou a denúncia e alega que está ofertando a possibilidade dos estudantes retornarem as residências

Cortesia ao Alagoas 24 Horas

Estudantes entraram em contato com o Alagoas 24 Horas neste domingo, 22, para denunciar que a Universidade Federal de Alagoas está evacuando por conta do surto de Covid-19 a residência universitária (RUA). No entanto, a ação está acontecendo sem nenhuma medida de segurança.

De acordo com informações repassadas pelos universitários, desde ontem, 21, caminhonetes da UFAL estão levando os estudantes para suas residências do interior de Alagoas. Hoje, já foram quatro carros oficiais da universidade que saíram para levar os estudantes para casa.

Eles alegam ainda que estão sofrendo pressão psicológica para deixar a Residência Universitária e alguns acabam aceitando. “O que está acontecendo aqui é muito grave. Temos medidas unilaterais, onde está sendo imposta a única condição dos estudantes regressarem para seus lares. Só que onde são estes recintos? Para quem eles estão voltando? São coisas que não são perguntadas. Não é oferecida assistência ou outra opção. Chegam fazendo terrorismo que vão fechar tudo, que não tem comida e que as pessoas precisam desabrigar. Tem pessoas retornam para suas casas que não estão bem psicologicamente e fisicamente”, disse uma residente do curso de enfermagem.

Outra estudante, que pediu para ter o nome preservado, contou que é do interior de São Paulo, e chegou na UFAL em 2017. Desde então, ela vive na Residência Universitária e foi questionada pela pró-reitoria estudantil sobre a possibilidade de retornar ao seu estado.

“O pró-reitor estudantil me abordou e falou da possibilidade da Universidade pagar minha passagem aérea para ir embora. Eu sou do interior de São Paulo, cidade de Araraquara, são quatro horas de viagem de ônibus intermunicipal até lá. Nenhum ônibus está saindo da capital de São Paulo para o interior. Como a universidade pode me mandar embora nessa situação correndo riscos de ficar bloqueada em algum aeroporto, perigo de contágio”, contou ao Alagoas 24 Horas.

A assessoria de comunicação da UFAL negou a denúncia e informou que a Reitoria ofereceu aos estudantes a possibilidade de retornar as suas casas por conta da suspensão do calendário acadêmico e por não possuir data para retorno.

Ainda conforme dados da assessoria, a RUA abriga 130 residentes e a maioria já deixou o local por conta própria. Apenas 47 estudante estavam no local. Destes, apenas 10 decidiram ficar na residência universitária. “Não há obrigação. A Universidade ofertou os carros para que os estudantes voltassem para suas casas e muitos aceitaram a proposta. Desde ontem, ofertamos os carros que já saíram para cidades de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Há uma pessoa de São Paulo, mas esta deve ficar porque lá os aeroportos estão fechados e transportes indisponíveis. Estamos avaliando caso a caso. Ninguém ficará desamparado.  Os que ficaram terão casa limpa e alimentação no Restaurante Universitário (RU) como também álcool em gel e sabonetes disponíveis. Se a situação se agravar, pode ser que o RU feche, mas iremos tomar as medidas necessárias quando isto acontecer”, informou a assessoria de comunicação da UFAL.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário