Durante todo o sábado (04), a Polícia Militar de Alagoas recebeu cerca de 100 denúncias voltadas à fiscalização e cumprimento do Decreto de Situação de Emergência do Governo. As ações de prevenção e o patrulhamento nas ruas foram continuados visando garantir a segurança da população alagoana, nesse período de combate ao COVID-19.
Dentre as averiguações foram constatados descumprimentos por estarem abertos 17 bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres; dois locais do tipo templos e igrejas e sete lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada, totalizando 26 locais verificados pelas equipes após as denúncias ao 190.
Leia Também: Homem é preso por desacato durante fechamento de bar
Ao todo, 658 militares, divididos em 225 viaturas, seguem fiscalizando todo território alagoano. Nos casos em que a guarnição constata que o estabelecimento se encontra em aberto, seu proprietário está sendo orientado para que o feche, em caso de negativa, o indivíduo poderá ser autuado pelos crimes de desobediência e por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ambos estão previstos no Código Penal.
A população tem cumprido um papel importante nesta luta, seja ficando em casa ou denunciando por meio dos telefones 190 e 181.